Brasileiros do comitê pré-sinodal e especialistas, membros da REPAM-BRASIL, junto com Papa Francisco, em abril desse ano, na primeira reunião em preparação do Sínodo.

Reunido na última semana (23 a 25), em São Paulo, o Comitê Ampliado da Rede Eclesial Pan-Amazônica escreveu uma carta em que manifesta apoio e solidariedade ao Papa Francisco.

Com um texto em tom de proximidade e carinho, os participantes da reunião, membros países que compõem a REPAM (Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Venezuela), destacaram a importância do ministério de Francisco para a Pan-Amazônia e da Laudato Si, encíclica escrita pelo Papa.

Confira o texto na íntegra:

 

 

 

Querido irmão, Santo Padre, Papa Francisco,

Receba nossa saudação repleta de carinho e gratidão. Reunidos em São Paulo (Brasil), nós, mulheres e homens, leigas e leigos, religiosas e religiosos, padres, bispos membros do Comitê Ampliado da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, juntamente com dois cardeais, Dom Cláudio Hummes – Presidente da REPAM, e Dom Pedro Barreto – enlace do CELAM na REPAM, redigimos esta carta.

Desta forma, querido irmão, expressamos nosso pleno apoio e solidariedade para com o serviço que vem realizando como Bispo de Roma, com a “alegria do Evangelho”, no cuidado de nossa casa comum. Acreditamos profundamente que a Amazônia é e será fonte de vida no coração da Igreja e nos comprometermos, ainda mais, a rezar pelo senhor, e, ao mesmo tempo, assumir, em permanente estado sinodal, nossa missão cotidiana como REPAM, proclamando a presença do Reino na Pan-Amazônia (pessoas, comunidades e território).

A encíclica Laudato Si é o nosso horizonte de missão. A reflexão dela está suscitando em muitas comunidades e territórios esforços sérios e corajosos para traduzi-la em compromissos em defesa de toda a Criação, assumindo os graves riscos e consequências que isso acarreta.

A convocação do Sínodo Especial para a Amazônia está incentivando a escuta atenta aos povos indígenas como os principais interlocutores e para que nos ajudem – bispos, sacerdotes, religiosos, religiosas, leigos e leigas – “a sermos um com eles”. O processo que estamos seguindo como REPAM fortalece nossa esperança e nos dá abertura para discernir os “Novos Caminhos para a Igreja e para uma Ecologia Integral”.

Nossa Rede Eclesial Pan-Amazônica, alcançou um bom nível de visibilidade e interação com realidades locais, instituições eclesiais, da sociedade civil, até para acompanhar as vozes dos povos e comunidades indígenas em esferas internacionais. Comprometemo-nos, por meio dela e de nossas redes e meios de comunicação, a reforçar o seu sonho, que também é nosso, de uma Igreja em saída e missionária, pobre para os pobres, em conversão permanente, unida aos povos amazônicos, ao redor de sua pessoa, e em constante escuta das inspirações do Espírito no hoje de nossa história eclesial e social.

Como o senhor recordou aos bispos brasileiros em julho de 2013, “a Amazônia é um teste decisivo, um banco de prova para a Igreja e a sociedade”. Chegou a hora de acolher com alegria e coragem este desafio pastoral, em um tempo tão complexo no mundo, para trabalhar com fé e esperança ao seu lado.

Somos solidários com o senhor neste momento de prova, em que carrega o peso dos erros de membros da Igreja e no esforço de renova-la, em um espírito de misericórdia e de profecia. “O Romano Pontífice, como sucessor de Pedro, é perpétuo e visível fundamento da unidade, não só dos Bispos mas também da multidão dos fiéis” (Vaticano II, LG, 23). Agora, mais do que nunca, nos unimos em comunhão com o senhor e renovamos todo o nosso apoio que, como pastor, necessita.

Queremos construir uma Igreja “com rosto amazônico”, desde a Bolívia, o Peru, o Equador, a Colômbia, a Venezuela, a Guiana Francesa, o Suriname, a Guiana e o Brasil, com o apoio das instituições irmãs da Europa e dos Estados Unidos.

Agradecemos o testemunho que o senhor tem nos dado e reafirmamos o nosso apoio ao ministério que desempenha.

Que Nossa Senhora e os mártires da Pan-Amazônia estejam sempre com o senhor.

São Paulo, 25 de outubro de 2018

Em nome do Comitê Ampliado da REPAM,

Card. Cláudio Hummes

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário