Última Congregação Geral do Sínodo

Durante a décima sexta Congregação Geral do Sínodo para a Amazônia, na tarde deste sábado (26/10), foi aprovado o Documento Final do Sínodo. Presidida pelo Papa Francisco, a sessão contou com a presença de 181 padres sinodais que votaram o texto com 120 pontos, composto por uma introdução, cinco capítulos e uma conclusão.

Entre os principais pontos do Documento, Conversão é a palavra que chama a atenção. Já apontadas no discurso inicial do papa no Sínodo, o texto final recolhe as discussões realizadas ao longo das últimas três semanas divididas em cinco chamadas à conversão: integral, pastoral, cultural, ecológica e sinodal.

“Precisamos mudar. Conversão é uma palavra muito forte, exige uma posição pessoal e comunitária. Novos caminhos é o que vemos quando há mudanças”, afirmou o Cardeal Michael Czerny, um dos secretários do Sínodo para a Amazônia, durante a coletiva de imprensa de lançamento do Documento Final.

O texto aprovado nessa tarde passará por revisões e traduções. Ele foi originalmente produzido em espanhol, língua oficial do Sínodo para a Amazônia. Amanhã (27/10) pela manhã será realizada a missa de encerramento do Sínodo, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Participam da celebração os padres sinodais, peritos, auditores e convidados.

Confira o Documento Final em Espanhol.

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário