Chegada de alimentos na aldeia de Paricatuba

O crescimento do número de casos da COVID-19 entre os povos indígenas no Brasil tem causado preocupação. Já são 93 povos com pessoas infectadas e mais de 200 mortes, de acordo  com dados da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Esse cenário tem exigido cuidado e atenção para com as comunidades indígenas, tanto nas questões de saúde, quanto na subsistência.

O Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (CITA) de Santarém e organizações parceiras fizeram a entrega, na última semana, de 470 cestas básicas e kits de higiene para famílias de 24 aldeias dos povos indígenas Kumaruara e Tupinambá, na região do Tapajós. Junto com os alimentos, foram entregues panfletos com orientações sobre como se prevenir do Coronavírus e para permanecer na aldeiam, evitando exposições comunitárias tendo que vir à cidade através de embarcações públicas sem as devidas proteções.

Durante a ação, as lideranças do CITA identificaram que muitos moradores das comunidades não estão usando máscara, deixando-os suscetíveis à contaminação pelo vírus. Segundo, Anderson Castro, do povo Tapuia e tesoureiro executivo do Conselho Indígena, a expansão do vírus nas aldeias tem preocupado a coordenação, que tem buscado parcerias no sentido de evitar mais contaminações. “Esses povos estão sofrendo drasticamente os impactos do novo coronavírus com aumento de notificação de casos e diversas mortes, e nós estamos buscando medidas que possam fortalecer esses povos para que não sejam dizimados”, declarou Anderson.

As lideranças têm dialogado com os órgãos de governo, como a secretaria especial de saúde indígena, para que sejam feitos testes rápidos afim de diagnosticar casos e tratá-los o mais rápido possível. A ação conta com ajuda de muitos parceiros, os quais tem contribuído com apoio logístico, higienização dos produtos e orientações de saúde às famílias beneficiadas. “Esses parceiros estão grandiosamente felizes porque estão fazendo uma ação que salva vidas, e esse é o nosso objetivo enquanto CITA, porque vidas indígenas importam”, finalizou.

A próxima ação do CITA será neste final de semana de 12 a 14 de junho, onde serão atendidas 25 aldeias da região do Arapiuns.

 

Por Joelma Viana – Rede de Notícias da Amazônia/RNA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário