Com o objetivo de promover e fortalecer mecanismos de defesa e autoproteção de comunidades e lideranças ameaçadas e/ou criminalizadas por estarem afirmando seu direito à vida e ao território na região Amazônica foi lançada nesta quinta-feira (18), a Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas: A vida por um fio!

“Temos que cuidar da vida humana e de toda a criação. A Campanha A Vida por Um Fio é em defesa da vida das pessoas em todo o país, e em especial da Amazônia”, destacou o presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Sociotransformadora da CNBB, Dom Valdeci Santos na live de lançamento realizada pelo canal do Youtube da REPAM-Brasil.

Também participaram da mesa de abertura, o bispo  emérito do Xingu, vice-presidente da REPAM-Brasil e membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, Dom Erwin, o deputado federal e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Helder Salomão, e o procurador regional da República, Felício Pontes.

O bispo emérito do Xingu, que é uma liderança ameaçada na Amazônia, destacou a importância da campanha e do quanto iniciativas como essa podem contribuir na garantia da vida de tantas pessoas nos territórios. “Nós somos chamados a doar nossa vida para que essas irmãs e esses irmãos que precisam tanto de nós, possam viver”, pontuou Dom Erwin.

O deputado e presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), Helder Salomão, aproveitou a oportunidade para denunciar que o “Brasil é o único país que em plena pandemia ameaça a florestas e os povos tradicionais”. E ainda compartilhou: “Essa semana fiz mais uma denúncia à ONU sobre o racismo e a criminalização das comunidades negras no Brasil. A Campanha A Vida Por um Fio vem no momento oportuno da nossa conjuntura e é um sinal de esperança, pois muitas vidas estão por um fio”, disse o parlamentar.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura/CONTAG é uma das organizações da sociedade civil que participa da articulação da campanha. Carlos Augusto Silva, Secretário de Formação e Organização Sindical da organização, participou da mesa de abertura da campanha e falou da importância da formação no processo da campanha. “A CONTAG, Federações e Sindicatos filiados abraçam e fortalecem a Campanha A Vida Por Um Fio, pois entendemos que defender as lideranças, comunidades, reservas e territórios é missão nossa! Acreditamos que juntos podemos garantir proteção à essas pessoas da região Amazônica que estão ameaçadas pelo agronegócio e pelas mineradoras que têm causado grandes problemas de ordem social, ambiental e econômica. Vamos usar nossos instrumentos de formação e de comunicação no sentido de consolidar a Campanha A Vida Por um Fio!”, destacou.

O ato de lançamento contou, ainda, com uma mesa que trouxe as motivações e apresentação da Campanha de Autoproteção de Comunidades e Lideranças Ameaçadas. Membros das instituições que compõem o coletivo que organiza a campanha tiveram oportunidade de fala ou conduziram os momentos de apresentação da campanha.

 

Com informações da Comunicação CONTAG 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário