A paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, em Ponte dos Carvalhos, região metropolitana de Recife (PE), acolheu na noite desta sexta-feira, 1º de setembro, as forças missionárias das paróquias da região episcopal do Cabo e vários delegados ao 4º Congresso Missionário Nacional (4º CMN), vindos de todo o Brasil.
A celebração marcou o início da Semana Missionária que acontece nas oito regiões episcopais da arquidiocese de Olinda e Recife. A missão que antecede o Congresso começou com uma alegre caminhada durante a qual era notável a emoção dos fiéis que, empunhando bandeirinhas e acenando entoavam o refrão do hino do 4º Congresso Missionário Nacional a ser celebrado nos próximos dias 7 a 10: “Tudo com missão, nada sem missão!”
caminhada contou com a presença do monsenhor Josivaldo Bezerra, do Vicariato Episcopal do Cabo, padre Josenildo Tavares, coordenador aquidiocesano de Pastoral e padre Maurício da Silva Jardim, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias (POM), além de várias padres convidados.
“A realização dessa Semana Missionária na arquidiocese de Olinda e Recife é um diferencial nesse Congresso”, observou padre Maurício. “As pessoas de todo o Brasil que estão chegando a Recife são acolhidas pelas famílias e inseridas na programação. É visível o envolvimento do povo de Deus das comunidades e o ardor missionário nos diferentes sujeitos da missão. O hino do Congresso cantado por todos marca a temática da alegria do Evangelho para uma Igreja em saída”, complementou o diretor das POM responsável pela organização de todo o Congresso.
Para a senhora Graça, da paróquia Nossa Senhora da Apresentação, “poder participar da Semana Missionária é motivo de muita alegria e renovado ardor”.
O pequeno Artur Vinícius, integrante do grupo da Infância e Adolescência Missionária (IAM), da paróquia Nossa Senhora do Bom Conselho, está feliz em poder acolher as crianças. “Expresso aqui minha alegria em participar da Semana Missionária e em acolher todos as crianças da IAM que vieram das demais paróquias, participar conosco deste grande momento”.
A multidão seguiu caminhando até a Praça dos Eucaliptos onde foi celebrada a missa de abertura oficial da Semana Missionária. “A Igreja que o papa Francisco deseja é a Igreja do Evangelho, é a Igreja que nasceu para ser missionária”, recordou o padre Josenildo Tavares, durante a homilia. Ele lembrou aos participantes, o compromisso de todos com a missão.
Ao presidir a missa, monsenhor Josivaldo Bezerra, recordou que a Igreja existe para a missão e que se alegra em ver que no Vicariato Cabo, “a missão tem despertado o coração de todos, desde as crianças até os idosos que buscam nas suas limitações viver seu compromisso e rezar pelos que saem em missão”.
No final da celebração, o coordenador do Conselho Missionário as arquidiocese de Olinda e Recife, padre Rogério Silva Missa, externou sua alegria em acolher os missionários da região Cabo e também os congressistas, que estão sendo acolhidos nas famílias de Ponte dos Carvalhos. Ele motivou todos a cantarem em uma só voz o refrão que já tomou conta do Brasil: “Tudo com missão, nada sem missão!”
A programação da Semana Missionária encerra na quarta-feira, dia 6, com uma caminhada missionária com início às 18h, saindo da Igreja matriz Nossa Senhora do Bom Conselho e seguindo até o Parque dos Eucaliptos. Essa caminhada contará com a participação do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido, OSB, que presidirá a missa conclusiva da Semana.


Outras informações
Página oficial do 4º Congresso Missionário Nacional

Últimas orientações aos congressistas

Confira aqui todas as notícias sobre o Congresso