No dia 15 de outubro, Joana Menezes e Eduardo Soares, representantes da Articulação REPAM rumo à COP30, se reuniram com Jane Cabral, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), para discutir estratégias de mobilização para o evento. Durante o encontro, foi apresentado o projeto “Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima”, uma iniciativa que visa articular povos e movimentos sociais territoriais antes, durante e depois da COP30, fortalecendo as lutas de comunidades tradicionais e ampliando sua capacidade de incidência política.
O MST, por sua vez, demonstrou interesse em organizar “Assembleias Populares da Floresta” nos estados da Amazônia, em parceria com organizações locais, como sindicatos e comunidades, para mobilizar os territórios no contexto da COP30. Jane Cabral explicou que, anteriormente, questões políticas e financeiras impossibilitaram a realização dessas ações, mas reafirmou o compromisso e a disposição do MST em colaborar com articulações locais nos estados onde o movimento atualmente tem presença. A dirigente destacou ainda a importância de desenvolver um plano de trabalho conjunto para viabilizar as ações.
Além disso, foi informado que, entre os dias 05 e 08 de dezembro, será realizada a Feira Estadual da Reforma Agrária, evento que contará com a participação da Cúpula dos Povos, integrando diversas organizações nessa agenda.