Nesta terça-feira (18), ocorreu a Reunião dos Comitês/Articulações e Regionais da Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima, um importante espaço de diálogo e construção coletiva rumo à COP 30. Durante o encontro, foi apresentada a Cartilha ABC da COP, um guia essencial para compreender os principais temas das negociações climáticas e fortalecer a participação da sociedade civil nesse processo.
O encontro Comitês e Articulações Locais teve como objetivo: apresentar a Cartilha ABCs das COPs para subsidiar as rodas de conversas nas comunidades e na oportunidade socializamos para conhecimento e aprovação do coletivo modelo metodológica de uma construção de carta de demandas concretas ou denúncias, para a REPAM-BRASIL compilar e combinar estratégias de entrega do documento que represente a voz do território.
O diálogo virtual teve como propósito integrar o território e a articulação da REPAM nesse momento de construção coletiva, com a proposta de elaborar uma carta de demandas ou cartas de denúncia. O intuito é direcionar estrategicamente ministérios ou atores envolvidos diretamente na COP30.
A coordenadora do projeto, Arlete, destacou a importância desse momento: “A REPAM cumpre sua missão quando se permite conversar, sentar com o povo e pensar nas melhores estratégias e ideias. Nosso trabalho é de articulação, oferecendo material acessível para a comunidade. Eu saio dessa conversa muito feliz por termos conseguido atingir nosso objetivo, que foi trazer pelo menos 30 lideranças de todos os regionais para construir e pensar estratégias juntos. Foi incrível! Estou muito contente de ver a REPAM, a Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima capilarizando um processo tão grande e tornando-o tão próximo. “
“Com a participação de lideranças de diversas regiões, inclusive de locais distantes, que, enquanto realizam seu trabalho artesanal, também estão envolvidas nesse diálogo, a REPAM tem sido fundamental para dar voz a essas lideranças, que muitas vezes ficam distantes dos grandes debates. Esse processo de escuta e construção coletiva fortalece a luta dos povos amazônicos e amplia suas possibilidades de ação política”, completa Arlete.
Em breve, será lançada a versão em espanhol e inglês da Cartilha ABC da COP, ampliando o alcance do material e mobilizando ainda mais comunidades e organizações em nível internacional.
A Cartilha ABC da COP é uma ferramenta fundamental para a articulação dos povos e territórios na defesa da justiça climática e socioambiental. Fique atento às atualizações e acompanhe as próximas ações da Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima!