Teve início na manhã desta quinta, 05 de maio, a Campanha “Eu voto pela Amazônia, uma iniciativa da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM- Brasil), que tem por objetivo ajudar os cristãos católicos, homens e mulheres de boa vontade a pensar sobre a importância da inclusão desta pauta no discernimento eleitoral frente às urnas.
Uma pesquisa do Instituto Clima e Sociedade (iCS), realizada pelo Poder/Data, entre os dias 21 e 23 de agosto de 2021, com brasileiros e brasileiras em faixa etária de 16 anos de idade ou mais, aponta que 80% da população, ou seja, 8 em cada 10 brasileiros entendem que o bioma amazônico – com suas florestas e povos tradicionais -, deverá ser uma das prioridades do próximo governo brasileiro.
O diagnóstico, realizado por ocasião do Dia da Amazônia, no ano passado, revelou que 58% dos brasileiros acreditam que o candidato que apresenta um programa de proteção para a Amazônia em sua campanha, aumenta a chance de ser eleito.
Em entrevista ao Ecodebate, a diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS), Ana Toni destacou que “Diversas pesquisas já comprovaram que o brasileiro se preocupa com a Amazônia e quer vê-la protegida, mas esta é a primeira vez que essa preocupação aparece como fator de influência na decisão de voto. E isso coloca o Brasil no roteiro global de países onde o Clima é tema forte nas eleições.”
Para a assessora da REPAM e professora da Universidade Federal de Roraima, é preciso “amazonizar a política em vista tornar realizáveis os sonhos da sua população em relação ao bem-viver e ao respeito à floresta. Amazonizar a política e votar em quem defende os jovens das periferias e lhes devolve o direito de sonhar um mundo melhor. Amazonizar a política e votar em quem respeita e valoriza as mulheres no seu protagonismo político que transforma profundamente a sociedade”, realça.
A Campanha
A Campanha Eu voto pela Amazônia é uma iniciativa da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM- Brasil) que visa estimular a consciência da população brasileira para que, durante as eleições, possam fazer a opção por candidatos que têm como programa de governo a proteção da Amazônia e de seus povos.
A iniciativa será lançada nesta quinta, 5 e prossegue até as eleições presidenciais deste ano. Prevê ainda momentos de debates, rodas de conversa, momentos orantes, impulsionamento com conteúdos nas redes sociais.
SERVIÇO
Campanha #EuVotoPelaAmazonia
Realização: Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM- Brasil)
Contato: comunicacao@repam.org.br
Rosa M. Martins – Whatsapp:+55 61 859 55 278