Na próxima sexta-feira, 24 de maio, acontece o lançamento da Articulação REPAM-COP 30, na sede regional da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB/ Norte 2), em Belém, no Pará. O objetivo é fortalecer um processo de articulação rumo à COP 30, fortalecendo as lutas desses povos em seus territórios e ampliando sua capacidade de incidência política.
Com o novo projeto, a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) reunirá povos e comunidades tradicionais, bem como movimentos sociais, que, em sua experiência cotidiana nos territórios, protegem e vivem em harmonia com o meio ambiente.
A criação dessa articulação surge da necessidade urgente de enfrentar as mudanças climáticas com soluções eficazes e céleres. “As negociações governamentais nas Conferências das Partes (COPs) já demonstraram que não conseguem propor e implementar soluções em tempo hábil. Assim, é fundamental que os povos e comunidades tradicionais e os movimentos sociais assumam e fortaleçam seu papel de protagonistas na definição de uma agenda global que realmente possa mudar a história do clima”, destaca a diretora-executiva da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil/REPAM-Brasil, irmã Maria Irene Lopes dos Santos.
A articulação com povos e comunidades, iniciativas e movimentos de todos os continentes, que apresentam soluções à crise climática a partir de suas lutas territoriais, é imprescindível. Nesse sentido, valorizar e potencializar a diversidade das lutas e experiências dos povos e comunidades nos territórios é crucial, assim como articular uma agenda global contrária ao uso de combustíveis fósseis, em defesa das florestas e pela autonomia e direito dos povos ao seu território.
Para isso, a criação de um escritório em Belém do Pará será vital para mobilizar e articular ações e atividades antes mesmo da COP 30. Este escritório
será a base para estabelecer e enraizar um processo de articulação de povos e movimentos sociais territoriais, antes, durante e depois da COP30, fortalecendo as lutas de povos e comunidades tradicionais em seus territórios e sua capacidade de incidência política.
Sobre a REPAM-Brasil
A Rede Eclesial Pan-Amazônica– REPAM-Brasil é uma rede eclesial da Igreja Católica na Amazônia Legal, que tem por objetivo promover a vida, por meio do
cuidado dos povos, territórios e ecossistemas amazônicos e do incremento da consciência da importância da Amazônia para toda a humanidade, por meio de
uma atuação socioeclesial articulada em rede. A REPAM-Brasil, desde 2020, tem se dedicado às pautas de igualdade racial e de gênero, com a Secretaria Executiva composta por mulheres pretas, pardas e brancas. As prioridades nos territórios são voltadas para as mulheres trabalhadoras do campo e dos grupos tradicionais da Amazônia.
Informações do evento:
Data: 24 de maio de 2024
Hora: 16h30
Local: Sede da CNBB-N2 (Trav. Barão do Triunfo, 3151- Marco, Belém-PA)