Em reunião virtual, no dia 16 de outubro, Joana Menezes e Eduardo Soares, representantes da Articulação da REPAM Brasil rumo à COP30, se encontraram com Cleidiane Vieira e Jaqueline Damasceno, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), para discutir o propósito da articulação e as ações em andamento. Durante o encontro, foi apresentado de forma objetiva o objetivo da COP30 e as iniciativas já desenvolvidas pela REPAM.
O MAB destacou a necessidade de proximidade e informou que vem realizando processos internos de formação e articulação de sua militância. Entre ações estratégicas, o Movimento compartilhou a criação de campanhas de enfrentamento à seca e às queimadas na região. O MAB está presente em sete estados (AM, AP, MA, MT, PA, RO e TO) e planeja realizar plenárias estaduais como parte de sua estratégia de atuação.
Em nível estadual, o MAB considera a realização de atividades em áreas como Xingu, Tapajós, Carajás e na Região Metropolitana de Belém. Também está explorando a possibilidade de ocupar festivais, praças e outros espaços públicos para promover o diálogo e dar visibilidade às suas pautas.