Representantes da Cúpula dos Povos Rumo à COP30 realizaram uma ação simbólica durante a COP 29, em Baku, no Azerbaijão. Foram entregues cuias amazônicas com emblemas a artistas, parlamentares e representantes do governo brasileiro, como representação da luta e resistência dos povos da floresta, do campo, das águas e das cidades. A iniciativa também marcou o fortalecimento da mobilização para a próxima Cúpula dos Povos, que ocorrerá em paralelo à COP 30, em Belém do Pará.

Além das cuias, a Carta Política da Cúpula dos Povos Rumo à COP30 foi entregue à deputada federal Gleisi Hoffmann e ao ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. O documento convida a sociedade civil para uma construção coletiva em prol da justiça climática e do bem viver, ao mesmo tempo em que denuncia opressões e violências enfrentadas nos territórios.

O processo de fortalecimento e internacionalização da Cúpula dos Povos busca estabelecer um plano de ação robusto em defesa do clima e da justiça social, reunindo diversas vozes comprometidas com uma transição sustentável. Confira aqui a íntegra da carta.
A REPAM-Brasil (Rede Eclesial Pan-Amazônica), parte da Cúpula dos Povos e composta por mais de 400 organizações, lidera a Mobilização dos Povos pela Terra e pelo Clima. Este projeto de articulação está diretamente alinhado com os preparativos para a COP 30, consolidando Belém como centro estratégico para debates sobre clima e justiça ambiental.