A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM promove, de 19 a 21 de março, um encontro internacional com o tema “Ecologia integral: uma resposta sinodal a partir da Amazônia e outros biomas/territórios essenciais para o cuidado da nossa casa comum”. O seminário será realizado na Universidade de Georgetown, em Washington, nos Estados Unidos, com a presença do presidente da REPAM, cardeal Cláudio Hummes, membros da equipe executiva e assessores da rede.

Na oportunidade, serão refletidos diversos aspectos da urgência de implementação no mundo de práticas e políticas públicas voltadas para a ecologia integral. Os participantes, do meio acadêmico, devem elaborar propostas no contexto do Sínodo para a Amazônia, marcado para outubro, em Roma.

O seminário pretende apresentar uma resposta à “necessidade imperiosa de atuar como humanidade frente ao futuro do planeta e das próximas gerações”. São parceiros na realização do evento o Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral, a missão do Observatório Permanente da Santa Sé nas Nações Unidas, a universidade que acolhe o evento e a Conferência Jesuíta do Canadá e dos Estados Unidos. A Cáritas Internacional e Secretaria do Sínodo também apoiam o evento, que deve reunir mais de 120 pessoas de várias partes do mundo.

O secretário-executivo da REPAM, Maurício López, explica que o encontro pretende se concretizar de forma territorial, com uma perspectiva de teologia da encarnação, o apelo à conversão ecológica que o Papa Francisco está pedindo”, numa alusão à encíclica Laudato Si’ – sobre o cuidado da casa comum. Maurício sustenta que a reunião tem “uma perspectiva global, para afirmar os outros processos regionais, que como acontece na Amazônia, com a REPAM, estão sendo gestadas e dando origem a uma nova eclesiologia”.

Estarão presentes nesta reunião a Rede Eclesial da Bacia do Congo/REBAC, a recentemente criada Rede Eclesial Mesoamericana, o Sistema de Florestas Tropicais de Ásia-Pacífico, que também está se formando, todas essas entidades territoriais que devem acompanhar essa mudança fundamental na perspectiva da ecologia integral. Outros grupos que devem participar do evento são membros e líderes de organizações de povos e comunidades, além de organismos internacionais e comunidade acadêmica.

O assessor da REPAM padre Dário Bossi, que representará a Rede Igrejas e Mineração, reforça que a proposta de ecologia integral e a encíclica Laudato Si’ são talvez “a mais forte profecia da Igreja” na história contemporânea. “Não é um apelo moral, mas um posicionamento concreto, crítico e consciente sobre a urgência de construir um novo modelo econômico, porque o atual está levando a Mãe Terra à morte”.

Com informações da Rede Igrejas e Mineração e Cebs do Brasil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário