Notícia

Faleceu na manhã desta quinta-feira, em Belém/PA, o padre Nello Ruffaldi, missionário do Pontifício Instituto das Missões Exteriores/PIME, aos 77 anos. Atuante na região amazônica por quase meio século, padre Nello contribuiu para a evangelização e proteção dos povos indígenas do Pará e do Amapá, onde desenvolveu sua missão. A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil divulgou nota na qual manifesta pesar pela morte do missionário.

“Que a esperança da ressurreição seja todo o conforto para familiares e para as comunidades que contaram com sua presença tão rica. A nós, cabe o agradecimento por toda a atuação de proximidade com os povos amazônicos, em particular os indígenas, e seu comprometimento também na caminhada da REPAM”, diz um trecho do texto assinado pela diretora-executiva da REPAM-Brasil, irmã Maria Irene Lopes dos Santos.

O regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também se manifestou, com uma carta de gratidão e condolências. No texto, os bispos da presidência do regional afirmam que a Igreja na Amazônia tem muito que agradecer a este grande missionário, “que fez de sua vida uma eterna missão, tanto em áreas de fronteira e além-fronteiras, abrindo novos horizontes da missionariedade, acreditando que é possível abrir fronteiras existenciais, levando a boa nova do Reino em qualquer lugar, mas, sobretudo, onde a vida clama por direitos reconhecidos”.,

Na tarde desta quinta-feira, o arcebispo de Belém do Pará/PA e vice-presidente do regional Norte 2 da CNBB, dom Alberto Taveira Correa, celebrou missa de corpo presente na paróquia Santa Maria Goretti, no bairro do Guamá, na periferia da capital paraense.

Foto: CNBB Norte 2/Leonardo Monteiro

Nota de pesar da REPAM-Brasil pelo falecimento do padre Nello Ruffaldi

 

A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil manifesta pesar pelo falecimento do padre Nello Ruffaldi, que fez sua Páscoa definitiva no início desta quinta-feira, 28 de março. Missionário que doou quase meio século à missão na Amazônia, padre Nello tinha 77 anos e é referência para muitas comunidades indígenas que puderam contar com seu zelo e amor.

O padre italiano nasceu em Castell’Azzara, no ano de 1942. Missionário do Pontifício Instituto para as Missões Exteriores/PIME, estava no Brasil desde a década de 1970, tendo atuado nos estados do Pará e do Amapá. Fez parte do Conselho Indigenista Missionário/CIMI e da Articulação Ecumênica Latino-Americana de Pastoral Indígena/AELAPI.

Que a esperança da ressurreição seja todo o conforto para familiares e para as comunidades que contaram com sua presença tão rica. A nós, cabe o agradecimento por toda a atuação de proximidade com os povos amazônicos, em particular os indígenas, e seu comprometimento também na caminhada da REPAM.

Na semana em que o Papa agradeceu aos missionários que espalham as sementes do Reino em todas as partes do mundo oferendo a vida semeando a palavra de Deus, com referência especial aos missionários amazônicos, confirmamos nossa sintonia com o Santo Padre, cheios de gratidão pela vida e missão de padre Nello. Junto com nosso presidente, cardeal Cláudio Hummes, reforçamos o reconhecimento da santidade que brota da vida doada no serviço.

Nossa Senhora de Nazaré, Rainha da Amazônia, interceda por nós.

 

Ir. Maria Irene Lopes dos Santos
Diretora-executiva da REPAM-Brasil

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário