Foto: Divulgação

A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil e a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB manifestam, em nota, solidariedade à Prelazia de São Félix do Araguaia e a família claretiana pela páscoa de Dom Pedro Casaldáliga. o bispo emérito da prelazia faleceu na manhã deste sábado (8), na cidade de Batatais/SP.

O velório de Dom Pedro será realizado em três locais:

1 – Em Batatais – SP – No dia 08 de agosto de 2020, a partir das 15 horas na capela do Claretiano – Centro Universitário de Batatais, unidade educativa dirigida pelos Missionários Claretianos. A missa de exéquias será celebrada no dia 09 de agosto às 15h,  e será aberta ao público em geral, além de ser transmitida ao vivo pelo link https://youtu.be/spto8rbKye0. O link estará aberto para que outros veículos de comunicação possam retransmitir.

2 – Em Ribeirão Cascalheira – MT – No Santuário dos Mártires, a partir do dia 10 de agosto, sem previsão de horário.

3- Em São Félix do Araguaia – MT – No Centro Comunitário Tia Irene. O sepultamento será em São Félix do Araguaia, ainda sem data definida.

 

Confira a nota da REPAM-Brasil e da Comissão Episcopal para a Amazônia:

 

Nota de Solidariedade

 

Nós, da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, manifestamos nossos sinceros sentimentos pela páscoa do nosso estimado Dom Pedro Casaldáliga, bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT). Manifestamos nossa solidariedade e nos unimos à toda a Igreja da Amazônia que nesse momento sente a perda de um pastor e. um grande profeta.

Dom Pedro, que era missionário claretiano, muito contribuiu e lutou pela causa dos mais pobres, de forma especial exerceu seu apostolado na defesa da causa indígena, dos camponeses e dos sem-terra, lutando abertamente contra os latifundiários e o agronegócio da região.

No exercício da sua profecia, foi autor de vários livros e poesias que narram a vida e experiência de um homem que dedicou a vida ao evangelho e aos mais pobres. Esteve ao lado dos pequenos agricultores e camponeses, os ribeirinhos, os indígenas e viveu a experiência do seguimento a Jesus de forma encarnada, denunciando as injustiças e violações de direitos e contribuindo com ações geradoras de vida e dignidade para pessoas.

Na manhã deste sábado, véspera do dia dos pais, Dom Pedro Casaldáliga, pastor e pai de tantos que estiveram ao seu lado, fisicamente e espiritualmente, ele nos deixa. Colocamo-nos ao lado de toda a Igreja de São Félix do Araguaia, da família claretiana e de todos aqueles que com ele viveram e acreditam numa espiritualidade encarnada e martirial, com nossa solidariedade e orações.

Que de Dom Pedro aprendamos, sempre, a olhar com respeito e compromisso para os mais pobres da Amazônia e por eles entregar nossas vidas e missão.

Fraternalmente,

Dom Claudio Hummes

Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA

Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário