Começa nesta sexta-feira, 21 de junho, o 3° Encontro da Águas, com o tema “Águas para vida na Amazônia”. A atividade acontece no Cenóbio da Transfiguração, em Castanhal (PA), e segue até o domingo, 23 de junho.
Participam do encontro assessores e lideranças das dioceses dos Regionais Norte 2 e Nordeste 5 da CNBB, entre elas: Castanhal, Marajó, Pontas de Pedras, Abaetetuba, Cametá, Belém, Santarém, Óbidos e Bragança, no Pará, e de Macapá, no Amapá.
Promover um encontro dos povos da Amazônia que são envolvidos pela bacia do Amazonas para fomentar uma espiritualidade inculturada nas práticas sociopastorais, em diálogo e respeito com as culturas e cosmovisões dos povos originários e tradicionais, à luz da Palavra de Deus e dos Documentos da Igreja é um dos objetivos do encontro, que pretende ainda fortalecer a articulação da rede na defesa dos rios e de uma vida digna para povos indígenas e comunidades.
Durante a atividade, os participantes debatem os temas: pelos rios que nascemos, vivemos e navegamos; navegando pelos afluentes da vida, história, resistências e esperanças; tecendo fios da rede da vida, da resistência, do profetismo e das esperanças; remos e leme – compromisso para águas mais profundas.
O encontro é promovido pela Rede Eclesial Pan Amazônica – REPAM Brasil em parceria com a Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Regional Norte II da CNBB e a Diocese de Castanhal (PA).