Os círculos menores entregaram na tarde desta sexta-feira, em Roma, as suas indicações que devem ser sintetizadas para a construção do Documento Final do Sínodo, ou seja, a contribuição dos padres sinodais para o Papa Francisco, a partir das temáticas debatidas nos dias de assembleia.

Foram quatro grupos de Língua Portuguesa que debateram as diversas temáticas em pauta no Sínodo para a Amazônia e refletiram, fizeram indicações e apresentaram propostas. O círculo “Português A” foi mediado por dom Jesús María Cizaurre Berdonces, bispo de Bragança do Pará/PA. O relator foi o bispo de Juína/MT, dom Neri João Tondello.

O grupo falou sobre Igreja sinodal e os novos caminhos para a missão, tratou de ministérios ordenados, Igreja com rosto amazônico, comunidades, migração, violência, ecumenismo, ecologia integral, piedade popular, educação, opção preferencial pelos pobres, martírio e comunicação. Confira na íntegra aqui:

Relatório do Círculo Português A no Sínodo para a Amazônia 

O cículo “Português B” foi relatado por dom Evaristo Spengler, bispo prelado de Marajó/PA, e mediado por dom Pedro Brito Guimarães, arcebispo de Palmas. As propostas foram apresentadas em três dimensões: Ecologia integral e defesa da casa comum, povos indígenas e comunidades tradicionais e, por fim, eclesial. Em cada tópico, foram aprofundadas as temáticas e indicadas as linhas de ação consideras importantes pelo grupo. Confira a íntegra aqui.

Relatório do Círculo Português B

 

O terceiro grupo, de letra C, teve como lideranças dom Vilsom Basso, bispo de Imperatriz/MA, como relator, e dom José Belisário da Silva, arcebispo de São Luís do Maranhão/MA, como moderador. Foram 25 contribuições direcionadas ao Papa Francisco nas dimensões Pastoral Missionária, Social, Espiritual, Cultural e Ecológica. O grupo ainda fez uma dedicatória de agradecimento ao Papa no final do texto:

Querido Papa Francisco Os Rios da Amazônia transbordam, “tienen sus desbordes” e levam vida à floresta e aos povos da floresta. Rezamos para que este Sínodo, este Rio Sinodal transborde, “tenga sus desbordes” em novos caminhos para a evangelização e por uma ecologia integral. Que o Espírito nos guie, nos ajude, nos dê coragem, parresia e paz. Muito obrigado.

Relatório Círculo Português C

O círculo “Português D” teve a relatoria sob os cuidados de dom Wilmar Santin, bispo de Itaituba/PA, e moderação de dom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém/PA. O grupo refletiu e emitiu indicações sobre os seguintes temas: Formação dos leigos e dos missionários; Violência contra os povos, pessoas e natureza; Culturas amazônicas e evangelização; Piedade popular; Vida Consagrada na Amazônia; Juventude; e Ministérios. Confira na íntegra aqui:

Relatório Círculo Português D

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário