Faleceu, na noite do último domingo (02/02), Dom Enemésio Lazzaris, bispo da diocese de Balsas. Religioso Orionita, ele lutava desde janeiro de 2019 contra um câncer no pâncreas. O bispo estava internado no Hospital Dom Orione, em Araguaína/TO e seu quadro de saúde havia se agravado nos últimos dias.
A Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA e a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil manifestam, em nota, a solidariedade ao povo de Balsas e reza pelo descanso de Dom Enemésio. Confira!
Nota de Solidariedade
Nós, da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, manifestamos nossos sinceros sentimentos pela páscoa de Dom Enemésio Ângelo Lazzaris. Unimo-nos em oração e solidariedade à Igreja do Regional Nordeste 5, especialmente à Diocese de Balsas, que nesse momento sente a perda de seu pastor.
Dom Enemésio, com bravura, lutou contra um câncer no pâncreas nos últimos tempos, sem perder a leveza e o sorriso que lhe eram tão característicos no trabalho pastoral. Sua garra e coragem nos testemunham o amor à vida e à missão que ele tinha.
Em sua trajetória pastoral, Dom Enemésio contribuiu em muito com nossa Igreja na Amazônia. Desde a atuação na Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz , no Grupo de Trabalho de Combate ao Trabalho Escravo; na Comissão Pastoral da Terra e na Comissão Episcopal Pastoral Especial para o Enfrentamento ao Tráfico Humano, ele sempre demonstrou cuidado e carinho para com o povo da Pan-Amazônia.
Religioso Orionita, Dom Enemésio nos deixou no Dia da Vida Religiosa Consagrada. Que sua vida e testemunho de consagrado nos inspire em nossa vivência pastoral.
Fraternalmente,
Dom Claudio Hummes
Presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA
Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil