Notícia

Chegou o mês de março, o mês de luta das mulheres! Celebrado no dia 8 de março, desde 1909, o Dia Internacional de Luta das Mulheres celebra as conquistas das mulheres e relembra a luta pela igualdade de gênero e o empoderamento feminino.   

Este mês, mulheres de toda Amazônia se mobilizam pelo direito de existir. Acompanhe as mobilizações que estão sendo compartilhadas pelos grupos, comitês e núcleos da REPAM e participe dessa grande manifestação de resistência.  

Pisa ligeiro! Pisa ligeiro! Quem não pode com as MULHERES, não assanha o formigueiro!

Fórum pelo Dia Internacional das Mulheres 

Com o tema “Tecendo o Tempo e a Vida no Território”, mulheres da Pan-Amazônia se reúnem na sexta-feira, 8 de março, para debater a violação dos direitos das mulheres e refletir sobre a violência aos corpos e territórios das mulheres sob a ótica jurídica, com a participação da Dra Deysy Elizabeth Vásquez Rojas. Durante a atividade, também ocorrerá a leitura do manifesto sobre o Sínodo da Sinodalidade.  

Marcha pela Vida das Mulheres e Defesa dos territórios em Abaetetuba (PA) 

As mulheres do Baixo Tocantins marcham, no dia 8 de março, a partir das 7h30, no ato #8M “Pelas Vidas das mulheres em defesa dos territórios”. A mobilização acontece na Orla de Abaetetuba, na rua Justo Chermont e Dom Pedro II, no Centro (em frente ao letreiro “I Love Abaetetuba”), em Abaetetuba (PA). 

Manifestação em Manaus: O medo não vai nos parar! 

No dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, mulheres das organizações, movimentos, grupos e apoiadores participam do ato “O medo não vai nos parar”, a partir das 15h, na Praça da Matriz, no centro de Manaus (AM). Às 16h, a caminhada sairá em direção ao Largo de São Sebastião, onde ocorrerá um ato cultural. Saiba mais: https://bandamazonas.com.br/manifestacao-em-defesa-das-mulheres-vai-ocupar-centro-de-manaus-no-dia-8-de-marco/  

V Feira das Mulheres Camponesas do Tocantins 

Entre os dias 8 e 9 de março, acontece no Parque Cimba, em Araguaína (TO), a V Feira das Mulheres Camponesas do Tocantins – ‘Semear saberes e fazeres para colher saúde e autonomia. A atividade apresenta diversos produtos da agricultura familiar vindos de 30 comunidades camponesas do estado e integra a programação do Dia Internacional da Mulher, fazendo referência a luta e trabalho das mulheres camponesas e tradicionais que dedicam suas vidas à produção de alimentos saudáveis e artesanatos únicos. Saiba mais:  https://www.cptnacional.org.br/publicacoes-2/noticias-2/6704-8m-araguaina-to-recebera-a-5-feira-expositiva-da-agricultura-familiar-e-artesanato-das-mulheres-camponesas-do-tocantins 

III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas  

Nos dias 21 e 22 de março, em Óbidos (PA), ocorre o III Fórum de Mulheres do Baixo Amazonas, com o tema “Gênero e Clima: impactos interseccionais”. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no link: https://ceaf.mppa.mp.br/app/login 

2° Encontro das Mulheres Indígenas da T.I Sororó  

As mulheres indígenas da Terra Indígena Sororó (TI Sororó), em Marabá (PA), realizam, entre os dias 15 e 16 de março, a partir das 8h, o 2° Encontro das Mulheres Indígenas da T.I Sororó.  

Pela Vida das Mulheres! Da Amazônia à Palestina nenhuma à menos! 

No Dia Internacional das Mulheres, a Frente Feminista Pará convoca as mulheres a irem as ruas em defesa e nossas vidas com o mote “Pela Vida Das Mulheres Da Amazônia à Palestina. Nenhuma a Menos!”. Em defesa dos territórios, contra a fome, as mulheres marcham contra todas as formas de violência e o genocídio do povo palestino.  A concentração ocorre na Praça da República, em Belém (PA), a partir das 8h. 

Caminhada das Mulheres no Xingu (PA) 

Com o tema “enfrentando as violências contra as meninas e mulheres e o cuidado com a saúde mental e mudanças climáticas”, as mulheres do Xingu realizam, no dia 8 de março, a partir das 8h, a Caminhada das Mulheres. A concentração ocorre em Altamira (PA), na calçada da Loja Americanas na Rua 7 de Setembro. 

Seminário Estadual de Mobilização no Maranhão  

No Maranhão, as mulheres participam do Seminário Estadual de Mobilização – “Projeto de Lei Estadual de Iniciativa Popular contra Agrotóxicos”, nos dias 8 a 10 de março, na Casa de Retiro Oásis, em São Luís.  

2° Marcha Nacional de Mulheres Negras  

Articulação de Organizações de Mulheres Negras (AMNB) realiza, no dia 21 de março, as 18h30, a II Marcha Nacional de Mulheres Negras. Na ocasião, também serão lançados os Comitês Estados Impulsores rumo à 2ª Marcha. As inscrições estão abertas até 10 de março, saiba mais AQUI.

Março das Originárias 

Com o tema: “Março das Originárias: Parem as violências contra o nosso corpo território”, a ANMIGA promove uma agenda de debates ao longo do mês que marca a luta das Mulheres Indígenas por igualdade de gênero. Iniciando com uma live no dia 08 de março, contando com a participação de mulheres indígenas de todo o país em uma live. A cada semana do mês de março, as mulheres de todos os 06 biomas brasileiros, se reúnem para discutir e debater as pautas. Saiba mais: https://www.instagram.com/p/C3_ALLgPcS_/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA%3D%3D  
 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário