Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado neste sábado (10), o Núcleo de Direitos Humanos e o GT de Mulheres Cirandeiras da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil, promoveu, na noite desta quinta-feira (8/12), o webinar “Proteção coletiva: cuidado e esperança aos defensores e defensoras dos Direitos Humanos e da Natureza”. O evento foi transmitido pelos canais de comunicação da REPAM-Brasil.
O webinar reuniu lideranças de quatro regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) localizados na Amazônia Legal – entre indígenas, agricultores familiares, assentados e mulheres. Entre os convidados estavam representantes da Ouvidoria Pública Estadual de Rondônia e do Pará, Paulo Cesar Carbonari, do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH), Padre José Boeing, da Campanha A Vida por um Fio e Vivat Brasil, e representantes do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) de Roraima.
Com o objetivo de contribuir com o debate sobre a proteção de defensoras e defensores de direitos humanos na Amazônia, o evento trouxe relatos de situações de violações de direitos das comunidades e da natureza e promoveu uma troca de experiências sobre as ações voltadas para à proteção e o cuidado das lideranças e de territórios ameaçados.
Para a organização do evento, celebrar o este marco, que é o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, discutindo a proteção de defensores e defensoras de direitos humanos fortalece a luta pela garantia dos direitos e das políticas de proteção para os defensores de direitos humanos e da natureza.
Direitos Humanos
No sábado, 10 de dezembro, Declaração Universal dos Direitos Humanos completa 74 anos. A data celebra também o Dia Internacional dos Direitos Humanos, reafirmando os princípios estabelecidos por esse documento que é um marco na história do mundo.