O bispo de Roraima e presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), Dom Evaristo Pascoal Spengler, e a secretária executiva da Rede, Irmã Maria Irene Lopes, e o assessor jurídico, Melillo Dinis, estiveram, na manhã desta sexta-feira (24), na sede do Instituto Socioambiental (ISA), em Brasília, em visita institucional.
Durante o encontro, trataram de pautas de interesse da Amazônia e estreitaram a relação entre as organizações, além da possibilidade de criar um modelo de incidência no combate da desinformação na Amazônia e de estratégias em comum. O grupo foi recebido pela secretaria executiva do ISA, Adriana Ramos, a coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental, Milene Maia Oberlaender, e a coordenadora do Programa Xingu, Biviany Astrid Rojas Garzon.
A REPAM-Brasil levou ao ISA o resultado do processo de escuta dos povos da Amazônia, realizado entre outubro e novembro deste ano. No documento, os povos amazônidas apresentam diversas problemáticas, como os impactos dos grandes projetos na Amazônia, a mineração e entre outros.
Para a secretária-executiva do ISA, além do papel da informação a expectativa é fortalecer no âmbito regional a atuação das organizações. “Reconhecemos que é um momento de oportunidade para atuar”, ressaltou Adriana.
Dom Evaristo destacou que o encontro é um momento importante para realmar a relação entre o ISA e a REPAM-Brasil, como uma fonte de conhecimento.
“Temos que ser essa voz dos territórios e unir forças para fazer a diferença”, reforçou a secretaria-executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes.