Um olhar para a atuação da Conferência dos Religiosos do Brasil no incentivo à vocação e cuidado com a Vida Consagrada da Igreja no Maranhão
Por Ariana Frós – Assessoria de Comunicação do Regional Nordeste 5 da CNBB. Fotos: Ariana Frós e arquivo da CRB Regional Maranhão.
No mesmo dia em que a Igreja celebrou a Apresentação do Senhor, 2 de fevereiro, celebrou-se também o 28° Dia Mundial da Vida Consagrada, comemorado desde o ano de 1997.
Na mensagem do Papa São João Paulo II, por ocasião do primeiro dia, o pontífice à época, recorda a estreita ligação entre a Festa da Apresentação do Senhor e a vocação específica dos consagrados e consagradas:
“O Dia da Vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo ‘para o apresentarem ao Senhor’ (Lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.
Religiosos no Regional Nordeste 5
A vida religiosa no Maranhão é uma grande referência para a Igreja no Brasil, como afirma Irmã Nazaré Freire, da congregação da Caridade de Montreal e presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, Regional Maranhão. E, citando Papa Francisco ela reforça: “Onde tem presença de uma religiosa(o) tem alegria, tem compromisso, tem profetismo porque nós estamos inseridos onde a vida clama, onde a vida está ameaçada, e nós nos consagramos para isso, no seguimento de Jesus Cristo, no seguimento dos carismas de nossas congregações. Quando nossos fundadores e fundadoras fundaram nossas congregações foi em vista da defesa da vida, onde está ameaçada.”
Irmã Nazaré Freire, é a atual presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, Regional Maranhão. Por sua vez, a CRB é uma organização religiosa nacional de pleno direito canônico, tendo seu estatuto aprovado pela Sagrada Congregação dos Religiosos, através do Decreto nº 01561/55. Fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos.
A CRB no Maranhão
No Maranhão, a CRB está presente desde 2 de junho de 1972, possui estatuto próprio, coordenação e sede própria, localizada há 14 anos na rua de Santa Rita, no Centro de São Luís – MA. É mantida pela colaboração de todas as congregações associadas à conferência. Conta com sete religiosos em sua coordenação regional e um setor de comunicação. Está presente em todas as dioceses e na arquidiocese, e conta com dom João Kot, bispo da diocese de Zé Doca, como referencial.
Em uma estimativa, pode-se apontar que são mais de 500 religiosos e religiosas, inseridas em mais de 80 comunidades religiosas, nas mais de 30 congregações à serviço da Igreja Católica do Maranhão.
As religiosas e os religiosos no Maranhão atuam em parceria com diversas pastorais, como Pastoral da Aids, Carcerária, Criança, Pessoa Idosa, Vocacional; atuam também junto ao COMIRE, COMIDIs e COMIPAS; e com a Rede Um Grito pela Vida.
“A gente sempre garante a presença de uma religiosa em alguma instância. E esta faz a ponte conosco. Assim, a CRB está presente. Onde tem uma religiosa(o), a CRB está presente”, afirma Irmã Nazaré.
Oração, fraternidade e missão
De acordo com Irmã Nazaré, é neste dia, dia da Apresentação do Senhor, que a maioria dos religiosos fazem seus votos, e reforça que a vida consagrada se fundamenta em um tripé: vida de oração, vida fraterna e missão.
Irmã Nazaré ainda aponta um dos principais desafios da vida consagrada no Maranhão. “O nosso maior desafio da vida consagrada hoje é o envelhecimento da vida religiosa consagrada. Temos muitas irmãs idosas que já não estão mais tão ativas quanto antes. Estamos passando também por uma crise de vocação para a vida religiosa, são poucas entradas. No meu tempo nós éramos 15 formandas. Agora são 2 ou 3, às vezes continuam ou às vezes não. Além das saídas, há desistências até mesmo de votos perpétuos. Tudo tem seus momentos de altos e baixos, e nós, como vida religiosa, estamos vivendo uma crise. Inclusive aqui no Maranhão, muitas congregações já fecharam comunidades”, alertou Irmã Nazaré.
Desafios da vida religiosa
Irmã Nazaré afirma que, preocupada com esta situação, a CRB Maranhão está criando medidas para despertar nos jovens o interesse para a vida religiosa. “Penso que o caminho é dar mais visibilidade, mais testemunhos com ações concretas da vida religiosa consagrada. E nós não termos vergonha, nem receio, nem medo de falar para o povo, para a juventude: ‘eu sou religiosa e eu sou feliz’. Quando a gente entra pra vida religiosa consagrada a gente entra pra sermos felizes. Eu, Irmã Nazaré, eu sou feliz na minha vida religiosa consagrada. Então, a juventude deve perceber que a vida religiosa traz felicidade pra quem faz essa opção de vida no seguimento de Jesus Cristo, no seguimento do fundador ou da sua fundadora, e diante de tantos contravalores que existem, nós somos homens e mulheres de fé, de esperança, e de compromisso com a Igreja”, defendeu.
“Que possamos fazer um trabalho de conjunto em nossas dioceses. Somos todos iguais em uma Igreja em saída, e o Senhor vai acendendo luzes quando vamos precisando delas”, incentivou Irmã Nazaré.
Jubileu 70 anos
A Conferência dos Religiosos do Brasil foi fundada no dia 11 de fevereiro de 1954, no Rio de Janeiro/RJ, durante o Congresso Nacional dos Religiosos. Portanto, este ano completa 70 anos de fundação.
O Ano Jubilar da CRB tem como tema: “CRB 70 Anos – Memória, Mística, Profecia e Esperança”, e lema “Permaneci no meu Amor” (Jo 15,9). O ponto alto deste jubileu será realizado em Fortaleza – CE, de 30/05 a 02/06 de 2024, e visa ser um momento de reflexão, celebração e projeção para o futuro.
Com preparação para o jubileu, a CRB do Maranhão realizou, entre os dias 24 e 26 de novembro, o Pré-Congresso da Vida Consagrada em São Luís – MA, na casa das Irmãs de São José de São Jacinto. O encontro reuniu cerca de 40 religiosas em um ambiente de partilha, escuta e convivência, propiciando uma troca de ideias e a construção conjunta de um “tapete” simbólico que representará a vida do Regional no Congresso celebrativo dos 70 anos da CRB Nacional, em Fortaleza.
Comemoração no Maranhão
Para reforçar o dia da vida consagrada no Regional Nordeste 5, os religiosos e religiosas se reuniram no domingo, dia 04, no Seminário dos Missionários do Sagrado Coração de Jesus – Padre Júlio Chevalier.