Na próxima semana será realizado, em Brasilia, o Encontro de Comunidades Afetadas pela Mineração. Entre os dias 07 e 10 de agosto, Moradores de comunidades e pessoas atingidas diretamente pela mineração, provenientes de diferentes países da América Latina se encontrarão para aprofundar a solidariedade da Igreja com as vítimas e as comunidades afetadas.
Este Encontro é a continuação da primeira reunião com as pessoas afetadas pela mineração, realizada no Vaticano em 2015. De acordo com a rede de Igrejas e Mineração, trata-se de promover o diálogo com as Igrejas locais e suas hierarquias e criar estratégias comuns em defesa das vítimas, comunidades e territórios a partir de um olhar e de um compromisso de uma fé solidária.
No final do evento, os participantes vão escrever uma carta pública ao Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano, ao CELAM, à CNBB, às Conferências Episcopais e comunidades religiosas.
Na agenda da reunião, constam ainda a apresentação da Carta Pastoral sobre Ecologia Integral do CELAM e o lançamento da Campanha Desinvestimento em Mineração, uma iniciativa da rede ecumênica Igrejas e Mineração, em parceria com outros organismos regionais e internacionais.
O encontro é organizado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil-CNBB, a rede Igrejas e Mineração, CIDSE (Aliança internacional de organizações católicas para o Desenvolvimento), e o Departamento de Justiça e Solidariedade do CELAM -DEJUSOL. A REPAM é parceira na atividade.