A arquidiocese de São Luís do Maranhão recebeu entre os dias 7 e 9 de junho, na Casa de Retiro Oásis, bairro Aurora em São Luís, o Seminário Regional de preparação para a 14ª Romaria da Terra e das Águas. O evento reuniu diversas lideranças da Igreja Católica do Maranhão para refletir sobre a temática da ecologia integral e do cuidado com a casa comum. 

O encontro teve como tema: “Territórios livres das cercas, dos trilhos e do agronegócio” e como lema: “Vou plantá-los no seu chão de modo que nunca mais sejam arrancados de sua terra” (Amós 9, 15). 

Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5, explica que o tema da romaria deste ano, apresenta dois projetos de construção da vida e da sociedade: “Projeto que gera vida que gera liberdade, participação, gera a fraternidade. E um projeto que gera concentração, competição e desigualdade e evidentemente a morte, um projeto que é violento, um projeto que é imposto pelo poder econômico da ganância, do poder… Nós temos possibilidade de crescer na nossa experiência naquilo que nos move, naquilo que nos faz dar sentido à vida”, afirmou. 

Além de representantes de diversas expressões eclesiais da Igreja, participam do encontro bispos do Regional Nordeste 5, entre eles dom Gilberto Pastana e o arcebispo de São Luís do Maranhão, dom Valdeci Mendes, bispo da diocese de Brejo e referencial da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora e dom Evaldo Carvalho, bispo da diocese de Viana. 

De acordo com a Equipe de Articulação das Pastorais Sociais/REPAM do Regional Nordeste 5, o seminário regional é voltado para todas as pastorais, organismos e movimentos, e terá um cunho preparativo para a 14ª Romaria que acontece no dia 02 de agosto, nas cidades de Santa Inês, na diocese de Viana. Ao longo dos anos, a Romaria da Terra e das Águas do Maranhão tem sido um espaço de resistência, e também um espaço de celebrar a existência pelo bem viver dos povos. 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário