Cardeal Cláudio Humes recebe casula, com logo do Sínodo para Amazônia, como presente de bodas de diamante.

O Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, Presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e presidente da Comissão Especial para a Amazônia/CEA da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB, celebra nesse dia 8 de agosto 84 anos de vida. No último dia 3 ele também celebrou bodas de diamante no serviço ao povo de Deus, ao completar 60 anos de padre.

Engajamento político e social, compromisso com os pobres, dedicação ao Evangelho na construção do Reino de Deus são características do homem que é muito próximo do papa Francisco. O Cardeal esteve ao lado do papa na sua primeira aparição e é um dos responsáveis pela convocação de Francisco para a realização do Sínodo para a Amazônia.

Muito querido pela Igreja da Amazônia, Cardeal Cláudio Hummes preside a Comissão Especial para a Amazônia. Ele também é um dos idealizadores da REPAM, ao contribuir na reflexão e motivação de diversas instituições para se pensar e criar uma rede que pensasse a evangelização, processos e projetos que contribuíssem com a vida e os povos da Amazônia. Ao lado do Cardeal Pedro Barreto, ele preside a REPAM e é membro do conselho pré-sinodal.

Algumas lideranças, religiosos, parceiros e apoiadores da REPAM enviaram mensagens de felicitação ao Cardeal:

 

Padre Justino Rezende, religioso salesiano, indígena da etinia Tuyuca

Dom Cláudio, eu quero desejar para o senhor muitas felicidades. Que Deus continue lhe abençoando, dando-lhe saúde, entusiasmos, simplicidade e muita sabedora, como é característica da sua vida. Em nome dos povos indígenas da região do Alto do Rio Negro, e aqui do Amazonas, felicito-o. Que o senhor seja sempre um sinal de vida, de luta pelos povos indígenas. Em nome de Deus, seja nosso defensor, nosso amigo. Muito obrigado. Felicidades.

 

Ir. João Gutemberg – religioso marista, membro da equipe de Formação e Métodos Pastorais da REPAM

Salve, Dom Cláudio. Vi sempre o senhor muito perto das realidades de amazônicas, da Amazônia próxima, visitando nossas pessoas, nossas gentes, no interior ou nas cidades. Vi também o senhor muito perto do papa Francisco, na sacada do Vaticano, da Basílica, quando ele foi eleito. Isso é muito bonito, o senhor transita desde a Amazônia próxima, da territorialidade dos povos ribeirinhos, nativos, urbanos, e também onde a Igreja está mais organizada. Em todo o lugar o senhor se faz presente para levar uma só mensagem, que a mensagem da vida, proveniente do Deus da vida. Parabéns pela celebração da sua consagração, e continue sempre com essa espiritualidade, essa ação decidida em favor dos povos e de toda a sociobiodiversidade amazônica.

 

Dina Guerra – Pórticus

Querido Dom Cláudio, é uma enorme alegria celebrar contigo as bodas de diamante de sacerdócio. Agradeço a Deus pela sua vida e pelo seu compromisso com a nossa Igreja e com o nosso povo. Agradeço, também, pelo enorme privilégio de conhecer você e participar, em parte, dos com seus projetos. Parabéns e toda a gratidão minha e dos meus colegas da Pórticos. Um enorme abraço.

 

Felício Pontes – procurador da República, no Pará

Ao caríssimo Dom Cláudio, nosso exemplo de vida, eu só gostaria de dizer uma palavra: obrigado. Obrigado, mesmo, por se fazer presente em nossa vida por meio do seu exemplo. Cada ato seu nos inspira, nos leva a uma maior compreensão da vida e do nosso papel. Muito obrigado, Dom Cláudio.

 

Rogenir Costa – Cataholic Relief Services/CRS

É com muita alegria que a CRS se junta a todos e todas que celebram as bodas de diamante de Dom Cláudio Hummes no sacerdócio e serviço ao povo de Deus. Somos gratos por sua existência e trajetória a serviço dos mais humildes e na construção da justiça social, em especial, pelo seu engajamento e compromisso com a causa amazônica.

 

Stefan Kramer – Misereor

Toda a equipe da Misereor gostaria de enviar ao senhor um caloroso abraço, pela celebração das bodas, dos 60 anos de serviço na Igreja Católica. Nós da Misereor ficamos muito agradecidos por todo o seu serviço, seu carinho, sua liderança na Igreja, na proteção da Amazônia e para o fortalecimento e enraizamento da REPAM em toda a pan-amazônia.

 

Izalene Tiene, leiga e missionária na Amazônia de 2012 a 2017

Dom Cláudio, homem de Deus, escolhido entre os pobres. Do apoio aos trabalhadores, trabalhadoras, operários, operárias do ABC, aos povos indígenas, ribeirinhos, das florestas e das periferias nas cidades. Estou sempre em comunhão nas mesmas causas. Deus continue lhe abençoando. Louvado seja o Senhor pelo seu trabalho na Amazônia, na Comissão da CNBB e na REPAM. Um grande abraço da Izalene, missionária na Amazônia de 2012 a 2017.

 

Cardeal Cláuido Hummes

Biografia: Filho de Pedro Adão Hummes e Maria Frank Hummes, Dom Cláudio Hummes nasceu em 8 de agosto de 1934, na cidade de Montenegro (RS), terceiro de uma família de 13 irmãos. Aos 17 anos, decidiu tornar-se padre. Foi ordenado sacerdote em 3 de agosto de 1958, em Divinópolis (MG), pela Ordem Franciscana dos Frades Menores. É formado em filosofia e ecumenismo, com cursos no Vaticano e na Suíça. De 1975 a 1996, foi bispo da Diocese de Santo André, no ABC paulista. Em 1996, tornou-se arcebispo de Fortaleza, onde permaneceu por pouco mais de um ano. Em 1998 foi escolhido para suceder Dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo, assumindo como o 6º arcebispo metropolitano de São Paulo. Foi criado cardeal em fevereiro de 2001 por João Paulo II.

Dom Cláudio esteve à frente da Arquidiocese de São Paulo até 30 de outubro de 2006, quando o Papa Bento XVI o nomeou Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. Em 7 de outubro de 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade. Atualmente, além da REPAM, Dom Cláudio preside a Comissão Episcopal para a Amazônia, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário