Notícia

Ocorreu, entre os dias 18 e 21 de julho, a 17° Romaria da Floresta em Anapu, Pará. O evento teve como tema “Educação e Meio Ambiente” e o lema “Educar para a vida é defender a Terra, floresta, as comunidades, a agricultura familiar e a escola comunitária com educação de qualidade!”. 

A manifestação, que mobiliza a partir da espiritualidade de Jesus Cristo e no martírio da Irmã Dorothy Stang, assassinada no dia 12 de fevereiro de 2005. Todos os anos, lideranças e defensores da Amazônia se unem, a diversos movimentos, pastorais e a Comissão Pastoral da Terra (CPT), na Paróquia Santa Luzia, da Diocese de Xingu-Altamira, refazendo a caminhada do povo de Deus em busca de dignidade e do direito à vida plena e em abundância.  

Durante a programação, também ocorreram momentos de formação em direitos humanos, políticos e socias, assim como os direitos da natureza, das florestas, águas e terras, e dos povos camponeses, indígenas e ribeirinhos que nelas habitam, impulsionados pelas reflexões do Papa Francisco em suas encíclicas “Laudato Si” e “Querida Amazônia”. 

Iniciativa  

A Romaria da Floresta é uma manifestação realizada anualmente no município de Anapu (PA), desde o assassinato da missionária Dorothy Stang, para denunciar a violência contra defensores da Amazônia e celebrar sua trajetória.  

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário