Notícia

Dom Evaristo Pascoal Spengler, bispo de Roraima e presidente da REPAM-Brasil, Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas e vice-presidente, acompanhados da secretária executiva, Irmã Irene Lopes, reuniram na manhã desta sexta-feira (13) com os bispos Dom Jaime Spengler (OFM), Dom Ricardo Hoepers, Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Pe. Leandro Megeto, Subsecretário Adjunto Geral, ambos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

O encontro foi uma oportunidade para relembrar da caminhada da Igreja amazônica com a CNBB, nestes 10 anos da REPAM, e planejar ações conjuntas para os próximos anos na região.

Foto: Joelma Viana

Irmã Irene Lopes, Secretária Executiva da REPAM-Brasil, atualizou os bispos da CNBB sobre a realidade Amazônica, esse bioma que abrange 60% do território brasileiro e mais 9 países da Pan-Amazônia.

Além disso, reforçou que a REPAM-Brasil tem o objetivo de promover a vida, por meio do cuidado dos povos, territórios e ecossistemas amazônicos e do incremento da consciência da importância da Amazônia para toda a humanidade, por meio de uma atuação socioeclesial articulada em rede.

Foi apresentado ainda as ações que se vislumbram para 2025, como a COP 30, sobre a qual a Rede vem articulando ações com Mobilização pelo Clima, cujo escritório está em Belém, Ano Santo de 2025, Campanha da Fraternidade 2025 e os 800 anos do Cântico das criaturas.

Ressaltou-se ainda a necessidade de dar continuidade ao apoio constante e ao diálogo permanente, com a presença da Presidência da CNBB, suas comissões e organismos nesta Rede de relações e conexões. A intenção é criar agendas comuns, visitar a Igreja da Amazônia e planejar e avaliar iniciativas e resultados.

 A CNBB é uma das organizações fundantes da REPAM e desde o início, por meio da Comissão Episcopal para a Amazônia, tem fortalecido as ações em rede, e a defesa dos povos e seus territórios amazônicos.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário