Notícia

Entre os dias 3 e 7 de fevereiro, o Grupo de Assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza seu retiro anual na Casa de Encontro Cor Jesu, localizada em Ceilândia (DF). O momento de recolhimento e oração tem como orientador espiritual o frei Aloísio Fragoso, da Ordem dos Frades Menores (Franciscanos). O frade conduzirá as reflexões e orientações durante os cinco dias de retiro.

A secretária executiva da REPAM-Brasil, irmã Irene Lopes, também participa desse momento de espiritualidade, reforçando o compromisso da Rede Eclesial Pan-Amazônica com a missão evangelizadora e a comunhão com a Igreja no Brasil.

O subsecretário de Pastoral da CNBB, padre Janison de Sá, destacou a importância desse tempo de recolhimento para os assessores e assessoras. “O retiro acontece anualmente e é um momento essencial de silêncio e preparação. A oração é nossa força e alimento para a vida e missão. Espero que este retiro nos ajude a crescer na esperança, na caridade e na comunhão com o Senhor, para servir sempre mais a Igreja de Jesus Cristo”, afirmou.

Para a assessora da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, Beatriz Leal, o retiro é um momento oportuno para fortalecer a fé e renovar as energias para a missão. “As palavras iniciais de Frei Aloísio já resumiram minha expectativa: reencontro e silêncio, mas um silêncio que traz a escuta, especialmente da Palavra de Deus. Espero que seja uma semana frutuosa, de reencontro com aquele que nos dá força para continuar nossa caminhada na Igreja, na família e em nossa missão”, exclusivo.

Durante o primeiro dia de retiro, foi celebrada a Eucaristia presidida pelo assessor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen. Em sua homilia, o sacerdote enfatizou a importância do testemunho dos mártires e dos desafios enfrentados pelos cristãos em sua vivência cotidiana da fé.

Inspirado pela memória de São Brás e pela Carta aos Hebreus, padre Jean ressaltou que, “embora na maioria dos nossos contextos não sejamos chamados ao martírio de sangue, somos convidados a viver o martírio diário, enfrentando desafios e sofrimentos com confiança no Senhor.” Ele destacou ainda que “a verdadeira força do cristão está na proximidade com Deus, prostrados aos Seus pés em oração”, como exemplificado no Evangelho do dia.

O retiro anual dos assessores da CNBB se firma como um espaço de renovação espiritual e fortalecimento da missão evangelizadora, formando aqueles que atuam diretamente na caminhada pastoral da Igreja no Brasil.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário