Foto: Rede Ameríndia

A Rede Ameríndia Continental se dispôs a refletir sobre a temática do Sínodo para a Amazônia. Desde quinta-feira, 4, estão reunidos membros da articulação caribenha e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, em Bogotá, na Colômbia, “avançar na perspectiva sinodal convocada pelo papa Francisco”, como destacou o secretário-executivo da REPAM, Maurício López.

O objetivo do encontro é também “fortalecer nossas articulações frente às interpelações que brotam da ecologia integral e da Igreja na Amazônia”, disse Mauricio.

Até este sábado, o grupo formado por teólogos, teólogas, pastoralistas, indigenistas, humanistas e cientistas sociais da América Latina e do Caribe devem aprofundar conjuntamente as temáticas centrais do Sínodo Pan-amazônico a partir da perspectiva teológica e também da Igreja latino-americana.

Estão representados os seguintes países: Alemanha, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Itália, México, Paraguai, Peru, Porto Rico e Uruguai. Participa do Brasil o assessor da REPAM-Brasil Roberto Malvezzi, o Gogó.

Com a presença de membros do Conselho Pré-Sinodal, os padres Peter Hugges e Paulo Suess, os participantes acompanharam uma análise de conjuntura política-econômica-social da região Amazônica que abrangeu também os atores em jogo, seus interesses e incidências. Considerando a questão ecológica, os povos originários e os novos modelos de Igreja, foi proposto um trabalho em grupo.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário