Entre os dias 23 a 26 de fevereiro, a Pastoral da Juventude da paróquia Corpo e Sangue de Cristo de Brasil Novo/PA na Diocese de Xingu-Altamira esteve em retiro espiritual, aprofundando a espiritualidade do Bem Viver, sintonizando Deus-Juventude-Natureza em uma mesma frequência mística.
Com a temática iluminada pela passagem das bem aventuranças “Felizes os que promovem a paz” e motivados pelo lema: “Com o testemunho de Dorothy, em anúncio do Bem Viver”, cerca de 60 jovens das comunidades rurais e urbanas de Brasil Novo/PA, no coração da Amazônia, vivenciaram durante três dias, a beleza do projeto da criação divina, harmonizando a convivência da Juventude com a terra, a água e a floresta.
“No contexto do recente lançamento da exortação apostólica pós-sinodal “Querida Amazônia” foi mais que oportuno, reunir a juventude em um lugar que não pega sinal de internet. Durante esses dias, os únicos sinais que conseguíamos sentir eram os sinais divinos de Deus transmitidos através da Natureza”, relatou a jovem Myara Cristiny, que contribuiu na assessoria do retiro. Ainda segundo ela, “todo intenso trabalho do Papa Francisco nos últimos anos sobretudo a partir do Sínodo para a Juventude e para a Amazônia e todos os seus desdobramentos apontam novos caminhos para a ação evangelizadora da Igreja católica. Sinto que a juventude quer trilhar esses caminhos. Os caminhos de um projeto de vida plena para todos e para toda a criação”.
Para o jovem Danyllo, que esteve na equipe de organização do encontro “enquanto o governo brasileiro e diversos setores da sociedade buscam aplicar projetos de morte na Amazônia, visando apenas a o lucro e os ganhos econômicos em cima da destruição da floresta e de seus povos, nós nadamos contra essa corrente e optamos por ser resistência, junto com nossa igreja. A igreja do Xingu sempre travou diversas em defesa da vida plena. Aqui, diversos homens e mulheres, leigos e religiosos já derramaram seu sangue. É uma terra marcada por muitos testemunhos evangélicos que nos inspiram e motivam a ser essa igreja viva que defende a vida”, disse o jovem.
O Encontro aconteceu no Sítio Ecológico Raízes do Xingu, localizado no travessão da vicinal 15, do município de Brasil Novo-PA. Nesse lugar está localizada a maior caverna de arenito do Brasil. Para Pe. Gilmar “um espaço que revela as maravilhas da criação de Deus, nesse tempo em que a humanidade está buscando melhor compreender a obra da criação divina e ter cuidado com ela para que todos/as possam ter vida e vida plena. Nesse espaço em meio a natureza, a juventude também refletiu e meditou uma das bem aventuranças: “Felizes os que promovem a paz” tendo como pano de fundo, o testemunho de ir. Dorothy, que doou a vida em favor da fraternidade, da igualda e da justiça. Foi então um retiro que buscou dar a juventude uma fortaleza espiritual e também clareza de fé para ser vivida no dia a dia, construindo o reino de Deus que começa aqui e agora no coração da Amazônia”, destacou o padre.
Com informações da Equipe de Coordenação do Retiro