Por Ir. Fábio Pereira Feitosa[1]

Recentemente a Igreja Católica realizou o Sínodo da Amazônia, que teve como tema: Amazônia: novos caminhos para a Igreja e por uma ecologia integral”. Ao analisarmos tal evento, podemos perceber que a sua convocação foi o resultado direto dos clamores do povo e do tempo, bem como da docilidade ao Espírito Santo e da coragem profética do Papa Francisco, que como um bom pastor estava atento à realidade Pan-Amazônica e desta forma no ano de 2017 convocou um Sínodo tratar de questões referentes ao processo de evangelização integral desta tão importante e plural região.

Tal atitude demonstra o zelo pastoral do Papa Francisco, que por várias vezes já evidenciou a necessidade de uma Igreja em Saída, que vai ao encontro de seus filhos, independentemente da localidade e situação na qual estes estejam, para tal se faz necessário a busca de novas formas de evangelização, para assim, atualizar a Boa Nova, mas sem ser perder a essência de sua mensagem libertadora, desta maneira, ninguém será excluído da Alegria do Evangelho.

Embora, a convocação deste evento consista em uma atitude profética em relação à Amazônia, ela não representou uma ação isolada ou inédita por parte da Igreja, considerando que esta região em outras ocasiões já foi alvo das atenções e preocupações desta instituição, que colocou em evidência temas concretos desta localidade, tais como na Campanha da Fraternidade 2007, cujo tema foi: “Fraternidade e Amazônia”. Esta região também foi foco das preocupações do Documento de Aparecida, bem como de outros documentos da Igreja.

O Documento de Aparecida foi o resultado da compilação das conclusões da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada em Aparecida – SP no ano de 2007. Após significativa preparação, este evento foi aberto pelo então Papa Bento XVI, que no documento de autorização da publicação das conclusões desta conferência, afirmou: “Autorizo a publicação do Documento Conclusivo, pedindo ao Senhor, que, em comunhão com a Santa Sé e com o devido respeito pela responsabilidade de cada Bispo em sua própria Igreja local, ele seja luz e alento para um rico trabalho pastoral e evangelizador nos anos vindouros”. Por meio desta autorização, é possível verificar que o Documento de Aparecida, possuí o mesmo espírito que o Sínodo para a Amazônia, considerando que ambos buscam de formas concretas o estabelecimento de novas maneiras de evangelização, estando estas em consonância com o Evangelho e com o espírito do Concílio Ecumênico Vaticano II, bem como com o respeito as diferenças culturais e sociais do Povo de Deus, desta forma todos nós somos chamados a sermos discípulos e missionários, agentes responsáveis pelo anúncio e construção do Reino.

Embora o Documento de Aparecida seja o resultado conclusivo da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe realizada em 2007, o seu conteúdo continua sendo extremamente atual e valioso, sobretudo nos tempos atuais nos quais temos constantemente atos de desrespeito e das mais frequentes e nocivas violações aos conjunto da biodiversidade da Amazônia, desta forma, voltarmos ao Documento de Aparecida é necessário, considerando a sua contribuição evangélica para todo o Povo de Deus.

Ao analisar a situação da biodiversidade e da ecologia na América Latina, o Documento de Aparecida, que segue o método Ver, Julgar e Agir, reconhece a importância e a diversidade destas neste continente, afirmando no parágrafo 83:

A América Latina é o continente que possui uma das maiores biodiversidades do planeta e uma rica sócio-diversidade, representada por seus povos e culturas. Estes possuem grande acervo de conhecimentos tradicionais sobre a atualização dos recursos naturais, assim como sobre o valor medicinal de plantas e outros organismos vivos, muitos dos quais formam a base de sua economia.

Paralelo a tal reconhecimento, os Bispos reunidos em Aparecida, fazem neste mesmo parágrafo uma importante observação que serve como alerta: “Tais conhecimentos são atualmente objeto de apropriação intelectual ilícita, sendo patenteados por indústrias farmacêutica e de biogenética, gerando vulnerabilidade dos agricultores e suas famílias que dependem desses recursos para sua sobrevivência”. Além desta contundente advertência, os Prelados no parágrafo 84 fazem uma significativa denúncia sobre as decisões acerca das riquezas da biodiversidade, citando como exemplo a Amazônia:

Nas decisões sobre as riquezas da biodiversidade e da natureza, as populações tradicionais têm sido praticamente excluídas. A natureza foi e continua sendo agredida. A terra foi depredada. As águas estão sendo tratadas como se fosse mercadoria negociável pelas empresas, além de terem sido transformadas num bem disputado pelas grandes potências. Exemplo muito importante nessa situação é a Amazônia

E segue denunciando no parágrafo 86:

A crescente agressão ao meio-ambiente pode servir de pretexto para propostas de internacionalização da Amazônia, que só servem aos interesses econômicos das corporações internacionais. A sociedade panamazônica é pluriétnica, pluricultural e plurirreligiosa. Nela, cada vez mais, se intensifica a disputa pela ocupação do território. As populações tradicionais da região querem que seus territórios sejam reconhecidos e legalizados.

A situação da Amazônia é extremamente complexa. Nesta região de sete milhões e meio de quilômetros quadros, coexistem os mais diferentes povos, com técnicas e culturas igualmente plurais. Em virtude das riquezas naturais presentes nesta região, muitos dos seus habitantes acabam sendo vítimas da exploração desenfreada do capital local, nacional e estrangeiro, que resulta diretamente em um acelerado processo de desmatamento de grandes áreas verdes; na contaminação de rios, bem como no extrativismo predatório de minérios e no confronto; abuso; expulsão e até morte de significativas parcelas das populações originais da Amazônia.  A este respeito, o parágrafo 90 do Documento de Aparecida, afirma:

Hoje, os povos indígenas e afro estão ameaçados em sua existência física, cultural e espiritual; em seus modos de vida; em suas identidades; em sua diversidade; em seus territórios e projetos. Algumas comunidades indígenas se encontram fora de suas terras porque essas foram invadidas e degradadas ou não têm terras suficientes para desenvolver suas culturas. Sofrem graves ataques à sua identidade e sobrevivência, pois a globalização econômica e cultural coloca em perigo sua própria existência como povos diferentes. Sua progressiva transformação cultural provoca o rápido desaparecimento de algumas línguas e culturas. (…)

Por meio de todas as falas retiradas do Documento de Aparecida, percebemos que este constitui-se em uma luz que objetiva guiar-nos nos caminhos da nova evangelização, estando esta comprometida com o anuncio e construção do Reino, além de preocupar-se com o desenvolvimento integral do homem, tal preocupação encontra-se baseada na vivência do próprio Cristo.

A Igreja como serva do mundo, quer participar dos sofrimentos e angustias de seus filhos, buscando com eles a construção e o anúncio do Reino pela contemplação efetiva do Mistério da Encarnação: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:14). Jesus viveu em uma realidade concreta, marcada pela injustiça e opressão, diante de tal conjuntura ao se declarar o Bom Pastor, ele afirmou “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10), assim ao buscar novas formas de evangelização, os Bispos reunidos em Aparecida buscaram aplicar tal fala aos dias atuais, com os seus diferentes desafios e realidades especificas. Podemos verificar nas preocupações do Documento de Aparecida a respeito da Amazônia, uma prefiguração do Sínodo da Amazônia.

 

[1] Religioso de São Vicente de Paulo. Formado em história e desenvolve pesquisas sobre História da Igreja e História da Vida Religiosa Consagrada.

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