Entre os dias 23 e 24 de novembro esteve reunido, virtualmente, o Comitê Ampliado da REPAM-Brasil. Na pauta, a avaliação da caminhada da Rede em 2020 e a indicação de prioridades para o ano de 2021. Participaram da reunião representantes dos Comitês locais, dos eixos que compõem a REPAM, e de projetos apoiados, alguns bispos da Amazônia, representantes de parceiros internacionais, membros da equipe de assessoria e colaboradores da secretaria executiva.
Presidida por Dom Erwin Krautler, que na ocasião assumiu a presidência da REPAM-Brasil, depois que o cardeal Cláudio Hummes deixou o serviço para se dedicar à Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB e à Conferência Eclesial da Amazônia/CEAMA, a reunião foi realizada durante duas manhãs de intensos trabalhos.
O primeiro dia foi dedicado a olhar para a realidade da Amazônia e da REPAM-Brasil. A pesquisadora da Universidade Federal de Roraima e assessora da REPAM-Brasil, Márcia Oliveira, fez uma análise de conjuntura e ajudou o grupo a refletir a partir de 4 pontos: as eleições municipais com o impacto dos novos prefeitos e vereadores nas cidades da Amazônia.; a crise energética do Amapá, como um paradigma de se pensar a Amazônia e o Brasil; o assassinato de João Alberto em Porto Alegre, para nos questionar enquanto sociedade e Igreja frente as situações de racismo; e a pandemia da Covid-19, destacando o descaso com a saúde pública, especialmente das populações tradicionais.
Em seguida, Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil apresentou as atividades realizadas ao longo do ano de 2020, destacando as ações que foram realizadas presencialmente e virtualmente, em decorrência da pandemia. “Realizamos mais de 200 reuniões virtuais ao longo desse período de pandemia”, destacou Ir. Irene em sua fala, que trouxe ainda as ajudas emergenciais e as campanhas realizadas pela Rede. Leon Souza, articulador da Rede, apresentou a síntese das avaliações dos eixos e comitês da REPAM.
Confira a síntese das atividades realizadas pela REPAM-Brasil em 2020. Clique aqui.
O segundo dia teve início com a partilha do Ir. João Gutemberg, novo secretário executivo da REPAM em nível internacional. Ele falou sobre a mudança da sede da Rede para o Brasil, dos projetos para 2021 e da relação entre a REPAM e a CEAMA. Em seguida, em grupos, os presentes no Comitê Ampliado discutiram sobre algumas dimensões trazidas nas avaliações e na análise de conjuntura que geraram prioridades para a REPAM-Brasil em 2021.
“Posso dizer que fico muito satisfeito com o resultado e andamento do trabalho”, afirmou Dom Erwin ao final dos dois dias de avaliação e planejamento. Um grupo foi indicado pelo coletivo para sistematizar e organizar o material indicativo de prioridades de forma a contribuir com a secretaria executiva na elaboração do plano de ação da Rede para o próximo ano.