Boa Vista/RR é sede do Inter-Norte da Cáritas Brasileira. O encontro que teve início na noite de ontem (15) é uma oportunidade dos agentes da região Norte trocarem experiências, monitorar e avaliar atividades realizadas, além de participar de processos formativos e de preparação para as escutas em vista da assembleia nacional da Cáritas, que será realizada no mês de novembro, em Teresina/PI.

Um dos temas discutidos nesta sexta-feira (16) foi o Sínodo para Amazônia. Conduzido pelo Diácono Francisco Andrade, com colaboração da professora Márcia Oliveira, assessora da REPAM-Brasil e uma das especialistas que contribui na elaboração do material, os principais pontos da reflexão foram os eixos que são trabalhados no documento, o processo pré-Sínodal e a importância da continuidade das vivências no Pós-Sínodo.

Outro destaque da plenária foi a necessidade da Igreja de base se “AMAZONIZAR”. O verbo remete à maneira em que as liturgias e as ações comunitárias precisam seguir para valorizar os elementos presentes em toda região que compreende a Amazônia, o respeito com os povos e com a casa comum.

Istélia Folha, da articulação Regional Norte 3, apontou como muito importante a reflexão sobre o Sínodo no encontro. “Como REPAM E Cáritas temos que estar nessa direção na defesa da vida, na defesa da Amazônia, na defesa dos povos da região”, afirmou Istélia. “O Sínodo para nós é uma grande esperança, é uma grande luz”, concluiu a liderança.

Nesse sábado, os participantes do Inter-Norte seguem para atividades em Pacaraima e retornam no final do dia. O encontro segue até domingo (18).

 

Com informações de Aníbal Brasil – articulação Regional Noroeste da Cáritas Brasileira

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário