Nesta terça-feira, 11 de maio, o Papa Francisco publicou a carta Apostólica sob forma de Motu Proprio “Antiquum ministerium” com o qual o Papa Francisco institui o ministério de catequista e estabelece algumas diretrizes para o exercício do ministério.
No documento, Francisco recorda como, na história da evangelização destes dois milénios, é evidente a eficácia da missão dos catequistas, reconhecendo, desde os primórdios na comunidade cristã, “uma forma difusa de ministerialidade, concretizada no serviço de homens e mulheres que, obedientes à ação do Espírito Santo, dedicaram a sua vida à edificação da Igreja”.
“O Catequista é simultaneamente testemunha da fé, mestre e mistagogo, acompanhante e pedagogo que instrui em nome da Igreja. Uma identidade que só mediante a oração, o estudo e a participação direta na vida da comunidade é que se pode desenvolver com coerência e responsabilidade“, afirma o Papa.
Clique aqui e acesse o PDF com a íntegra do documento.
Live de lançamento
No Brasil, a Edições CNBB preparou uma live para apresentar o documento, hoje, às 16h, com transmissão pelas redes sociais da editora e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
*Com informações do Vatican News e CNBB.