Dom José Valdeci Mendes, bispo de Brejo (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Cepast – CNBB), autor da letra e da música Afoxé do Mutirão, conta que a letra da música surgiu a partir do caminho que a 6ª Semana Social Brasileira (6ªSSB) está a construir desde 2020 e segue até 2023. O tema desta edição é Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho.
Afoxé, de origem yorùbá, poderia ser traduzida como “a fala que faz”. Segundo dom Valdeci, “afoxé é ritmo, é entrar na dança, já ilê é uma palavra africana da língua yorùbá que significa casa, logo nos remete ao teto, que estamos refletindo na 6ª SSB, e quando falamos de teto lembramos da moradia digna e do espaço onde se possa habitar com tranquilidade. Infelizmente o que observamos em pleno século XXI são habitações inadequadas nas comunidades rurais, marcadas pela opressão dos que se dizem proprietários e por falta de políticas públicas; das casas nas periferias das cidades que são construídas sem nenhum planejamento. Presenciamos a ausência do estado. Então, essa música Afoxé do Mutirão nos convoca para entrar no ritmo, no mesmo cordão, lutando juntos com as comunidades tradicionais e os povos nativos: pela vida com dignidade, por terra, teto e trabalho, para construirmos o bem viver”, conta dom Valdeci.
Confira como ficou a música Afoxé do Mutirão no vídeo abaixo:
O que são as Semanas Sociais Brasileiras?
As Semanas Sociais Brasileiras são uma convocação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora. É realizada de forma coletiva com as Pastorais Sociais, Igrejas Cristãs, Inter-religiões, Movimentos Populares, Associações, Sindicatos e Entidades de Ensino: na pluralidade cultural e étnica do Brasil e articula as forças populares e intelectuais para o debate de questões sociopolíticas do país, para uma ação Sociotransformadora. Nesta 6ª edição (2020-2023) o tema debatido é o “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, com a proposta da construção do Projeto Popular “O Brasil que queremos: o Bem Viver dos Povos”.
Com informações do Regional NE5 e 6ªSSB