A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) e a Comissão Especial para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgaram uma série de atividades que serão realizadas durante a Semana do Meio Ambiente, no contexto das iniciativas do Junho Verde. Durante todo o mês de junho, a sociedade brasileira é chamada a entender a importância da conservação dos ecossistemas naturais e de todos os seres vivos e do controle da poluição e da degradação dos recursos naturais.
Regional Norte 1
No dia 5 de junho, várias entidades, como a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a Comissão da Ecologia Integral da arquidiocese de Manaus (AM), promovem uma Noite ecológica em alusão ao Dia do Meio Ambiente, com o tema “Povos originários e territorialidade amazônica” no Espaço Loyola, em Manaus.
No mesmo dia, as Pastorais Sociais da arquidiocese de Manaus celebram o Dia do Meio Ambiente durante sua assembleia, e fazem memória também dos 10 anos da REPAM.
Regional Norte 2
No Regional Norte 2, que compreende o Pará e o Amapá, a diocese de Marabá (PA) realizou a Romaria dos Mártires da Floresta, entre o dia 31 de maio e 2 de junho.
Em Óbidos, as Pastorais Social e da Ecologia da Paróquia Santo Antônio de Alenquer (PA) realizam, desde o dia 1º de junho, as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente. Uma das atividades foi o Círio Limpo 2024: menos plástico e mais consciência.
No Dia do Meio Ambiente, o Comitê Repam de Marabá realiza um encontro para apoiar as ações da Campanha Junho Verde. Na arquidiocese de Santarém (PA), ocorre o I Seminário sobre o Meio Ambiente e Ecologia Integral, com o tema “Nossa Casa Comum: por uma Ecologia Integral”.
Ainda neste mês, na diocese de Castanhal, ocorre de 20 a 23 de junho o Encontro das Águas. O evento é organizado pela diocese de Castanhal, a Repam-Brasil, a Comissão para a Amazônia, o Regional Norte 2 da CNBB e a Articulação Repam COP 30.
Regional Nordeste 5
No Maranhão, ocorre de 7 a 9 de junho, o Seminário Regional da XIV Romaria da Terra e das Águas, em São Luís (MA). O evento é organizado pelo Comitê de Articulação das Pastorais Sociais e pela REPAM Maranhão, com apoio da Comissão para a Amazônia.
Essa atividade culminará com a Romaria da Terra e das Águas, entre os dias 2 e 3 de agosto, na diocese de Viana (MA), com o tema “Territórios Livres das Cercas, dos Trilhos e do Agronegócio” e o lema “Vou plantá-los no seu chão de modo que nunca mais sejam arrancados de sua terra” (Am 9, 15). As inscrições estão abertas aqui.