Notícia

Luis Miguel Modino

Apoiar o novo Papa é um compromisso e uma responsabilidade assumida por todos os cardeais, segundo foi comunicado pelo diretor da Sala Stampa vaticana, Matteo Bruni, no final da décima primeira Congregação Geral, realizada na tarde do dia 5 de maio de maio de 2024. Na terça-feira, 6 de maio, será realizada a última antes de chegar na casa Santa Marta, entre a tarde desta terça-feira e a manhã do dia 7, em que será celebrada a Missa Pro Eligendo Pontifice.

Um Papa sucessor de todos

Os 20 cardeais que interviram deixaram claro que o sucessor de Francisco terá de ser o sucessor de todos. Da penúltima Congregação Geral participaram 170 cardeais, 132 dos quais são eleitores. Um dos principais temas foi o da migração, dentro da Igreja e na sociedade. Segundo Bruni “foi falado da migração dentro da Igreja, dos migrantes como uma dádiva, mas também da necessidade de apoiar os migrantes na fé durante sua migração”.

O problema da guerra foi outro tema presente nas reflexões dos cardeais que interviram. Junto com isso foi abordado o tema da sinodalidade, enfatizando a necessidade de uma eclesiologia da comunhão entre os membros da Igreja. Uma atitude que deve se fazer presente no Conclave que inicia na tarde da quarta-feira 7 de maio.

Um Papa pastoral

Os jornalistas fizeram diversas perguntas sobre a varredura da rede no Vaticano durante o conclave (que não afetará a Sala Stampa ou a Via della Conziliacione). Também se falou de “um Papa pastoral, com uma perspectiva da Igreja Católica, particularmente em um mundo em diálogo, com portas abertas e com a construção de diferentes mundos religiosos e culturais”.

Aos poucos, vai se aproximando um momento de grande importância na vida da Igreja. Nos cardeais radica a responsabilidade da eleição daquele que deve continuar o legado de Francisco. Um desafio que deve implicar o compromisso de todos aqueles que irão participar do Conclave, mas também de todo o povo de Deus que acompanha impaciente a fumata branca.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário