NotíciaSem categoria

Em antecipação ao Dia Mundial da Água, em 22 de março de 2025, a Arquidiocese de Palmas realizará uma celebração eucarística na Paróquia São Judas Tadeu, em Palmas (TO), marcando a investidura de 45 Guardiões Ecológicos. Este evento jubilar é um passo significativo na missão contínua de cuidar da nossa Casa Comum, alinhada com os princípios da Campanha da Fraternidade 2025.

Dom Pedro Brito, Arcebispo de Palmas, ressaltou a importância deste gesto: “O principal significado é ser um gesto concreto da Campanha da Fraternidade 2025. Desde 2019, quando o Documento Final do Sínodo da Amazônia, n. 82, sugeriu este ministério, estamos trabalhando neste sentido. Fizemos várias formações virtuais e aguardamos a abertura da CF-2025 para dar este passo final e realizar este gesto concreto do nosso compromisso com a ecologia integral.”

A ecologia integral, conforme destacada por Dom Pedro Brito, abrange todas as suas dimensões, incluindo a humana: “Cuidar das obras da criação está cuidando da sua vida aqui no planeta. Na crise ecológica não prejudica somente os outros seres criados, prejudica igualmente os seres humanos, especialmente os mais pobres.”

A iniciativa também visa sensibilizar os líderes públicos sobre a urgência de políticas ambientais eficazes. Dom Pedro Brito acrescenta: “A Igreja não é responsável por políticas públicas ecológicas, mas entrega um Texto Base e uma carta aos gestores públicos, convidando-os a se comprometerem com gestos concretos.”

A investidura dos Guardiões Ecológicos não apenas reforça o compromisso da Arquidiocese com a ecologia integral, mas também planta “uma sementinha de consciência ecológica no coração de nossas comunidades”, como destacado por Dom Pedro Brito. Estes Guardiões serão agentes de mudança não apenas na igreja, mas na sociedade, promovendo o cuidado com a criação e a dignidade humana.

Este evento representa um pequeno passo em resposta à crise socioambiental, conforme enfatiza Dom Pedro Brito: “É um pequeno sinal, um palitinho de fósforos na imensa gravidade da crise socioambiental pela qual vivemos.”

Neste sábado (8), ocorreu o Retiro para os Guardiões Ecológicos. O encontro foi um momento de oração e reflexão sobre a missão dos Guardiões Ecológicos e o seu papel na Arquidiocese, na sociedade. A Investidura dos candidatos será no próximo dia 22 de março, na Paróquia São Judas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário