Nesta terça-feira (13), a Arquidiocese de São do Maranhão aderiu à Campanha Junho Verde proposta pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) como resultado da Lei nº 14.393/2022, sancionada no dia 4 de julho de 2022, resultado de um trabalho realizado pela CNBB. A Campanha Junho Verde tem como objetivo proporcionar o debate e conscientização pela causa de preservação do meio ambiente.
Sobre o tema, no último dia 9 de junho, a CNBB divulgou em seu site nacional a repercussão de uma carta encaminhada por dom Evaristo Spengler, bispo de Roraima (RR) e presidente da Rede Eclesial Pan Amazônica (Repan-Brasil), que foi encaminhada aos Regionais do Brasil.
Segundo o artigo no site da CNBB, dom Evaristo indica formas de vivenciar e promover a Campanha Junho Verde, pontuando três propostas de abordagem: Ações de Educação Ambiental, Ações de incidência política em defesa da Casa Comum e Ações que promovam visibilidade ao tema.
Na Igreja local de São Luís do Maranhão a Campanha tomará forma através da visibilidade nas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook). Com adesão dos perfis à cor verde e com uma editoria especial no Instagram, apresentando reflexões propostas pela Campanha.
Em breve, será disponibilizado às paróquias que desejarem, um modelo de capa especial inspirada na Campanha Junho Verdade.