A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) divulgou nesta quarta-feira, 14 de dezembro, o relatório de Agroecologia e Economia Solidária no Território Amazônico. A publicação apresenta as oficinas e encontros de capacitação executadas pelas próprias lideranças em suas comunidades, por meio dos projetos apoiados pela Rede.
A analista de projetos Jéssica Castro explica que a sistematização das experiências e a construção do relatório teve como objetivo contemplar a importância do processo formativo no território.
Ela conta que as formações são capazes de fomentar a troca de experiências entre as comunidades, fortalecendo os grupos e sua autonomia.
Clique AQUI e acesse o relatório
Em 2022, a Rede apoiou 32 iniciativas territoriais, na perspectiva do bem viver na Amazônia, a fim de fomentar as ações agroecológicas e da economia solidária pautadas por grupo de mulheres, juventude, comunidades tradicionais e urbanas.
”Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja escutada e que sua dignidade seja promovida.” Francisco – Exortação Apostólica “Querida Amazônia”
Das iniciativas apoiadas foram mapeadas 17 atividades formativas, entre oficinas e encontros, realizadas nos regionais Norte 1, Norte 2, Norte 3, Nordeste 5 e Noroeste da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Entre as atividades destacadas no relatório estão: hortas comunitárias, artesanato, produção de polpas de frutas, extrativismo e outras ações.
Comunicação REPAM-Brasil