Em audiência pública na Comissão de Legislação Participativa, bispos da Igreja Católica e lideranças religiosas se pronunciam sobre a urgência de construir alternativas para a proteção do meio ambientes, especialmente da Amazônia e dos povos e comunidades tradicionais. A audiência acontece nesta quarta-feira (24), às 15h, no Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Dom José Ionilton de Oliveira, bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM) e secretário da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), dom Vicente Ferreira, bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora (BA) e secretário da Comissão Especial de Ecologia Integral e Mineração da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cacique Dadá Borari, do povo Indígena Maró, no Estado do Pará, Sônia Gomes de Oliveira, presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Ceres Luísa Antunes Hadich, dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Andréa Gaivotas, do Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP), participam do evento.
“Nos últimos anos, temos acompanhados com preocupação os debates sobre as mudanças climáticas e suas consequências socioambientais. Como Igreja, temos um compromisso de acompanhar os debates políticos à luz do Evangelho de Jesus Cristo, e nesse momento, de forma especial, com as inspirações que o Papa Francisco nos oferece. É mais que urgente, já passou o tempo de medidas eficazes e audaciosas para proteger nossa Casa Comum, Criação de Deus, enfrentar a dura realidade da violência no campo e da fome na Amazônia, e implementar a Reforma Agrária”, destaca Dom José Ionilton.
A audiência integra a programação das atividades promovidas durante a Semana Laudato Si, que acontece até 28 de maio. Com o tema “Esperança para a Terra”. “Esperança para a humanidade”, o evento marca o oitavo aniversário da encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado da criação.
Confira a programação da Semana Laudato Si’ no link https://laudatosi.my.canva.site/
A iniciativa faz parte da Campanha Laudato Si’, lançada em março, para difundir o documentário “A Carta” como uma estratégia para a sensibilização e a mobilização do universo religioso para as questões intrínsecas à Encíclica Laudato Si’, que chama atenção para o cuidado da Casa Comum. A campanha é uma realização da CNBB, do Movimento Laudato Si’ e da REPAM-Brasil, em parceria com diversas organizações.
SERVIÇO
Evento: Audiência Pública – Laudato Si’: Compromisso cristão com a justiça socioambiental.
Data: 24 de maio de 2023
Horário: 15h (horário de Brasília)
Local: Anexo II, Plenário 3 da Câmara dos Deputados
Contato: Ana Caroline Lira
(61) 98595-5278
Letícia Florêncio
(86) 99938-6713