No próximo dia 14 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas, além de dar início ao Tempo Quaresmal, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Igreja no Brasil dará início à Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é: “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).
Neste ano, a Campanha da Fraternidade, assumida pelo episcopado brasileiro, completa 60 anos num movimento de oração, conversão e solidariedade que gerou muitos frutos na Igreja e no Brasil. Serão cinco semanas intensas de mobilização, que culminarão na Coleta Nacional da Solidariedade, no dia 24 de março, e em todas as celebrações do fim de semana do Domingo de Ramos.
A Coleta Nacional da Solidariedade é fundamental para garantir o apoio a muitas iniciativas solidárias de empreendedorismo comunitário, combate à fome, entre outras, indicadas pela própria Igreja espalhadas pelo país, sempre ligadas ao tema da própria Campanha de cada ano, conforme divulgado nos editais do Fundo Nacional de Solidariedade.
Em 2023, a Campanha da Fraternidade foi refletida e vivenciada sob o tema “Fraternidade e fome”, diante da situação de retorno do país ao Mapa da Fome. Com recursos da Coleta Nacional da Solidariedade do ano passado, em 2023, Conselho Gestor do FNS realizou três reuniões. Foram aprovados 240 projetos e distribuídos R$ 6.577.799,88.
Materiais de comunicação da CF 2024
Para dinamizar a Campanha para a Fraternidade 2024, o Setor de Campanhas, a Assessoria de Comunicação da CNBB e parceiros, como a Rádio Catedral, da arquidiocese do Rio de Janeiro, a Rádio Aparecida e a TV Evangelizar, criaram uma série de materiais de comunicação (posts, reels, spots, vts e programentes) a partir do texto-base que podem ser usados em redes sociais e nos intervalos de programação das rádios e TVs de inspiração católicas do pais.
A Ascom CNBB organizou também uma tabela com os focos de comunicação da campanha em cada um das semanas do período da Quaresma. O material pode ser acessado no link abaixo. Ele orienta que material pode ser usado em cada veículo de comunicação em cada semana.
O assessor de Comunicação da CNBB, padre Arnaldo Rodrigues, reforçou que a comunicação da Campanha vai buscar uma comunicação que toque o coração das pessoas e promova maior proximidade e engajamento nas das pessoas, não apenas apresentado números, mas trazendo também histórias concretas, sobretudo de projetos e pessoas que que foram beneficiadas pela campanha.
Acesse aqui: Cronograma, focos e produtos de Comunicação
Reunião de Mobilização de Comunicadores
A Ascom e o Setor de Campanhas da CNBB promoveram também uma reunião, dia 9 de fevereiro, com mobilizadores e comunicadores da Igreja no Brasil (jornalistas dos regionais da CNBB, representantes da Pascom Brasil, Conferência dos Religiosos do Brasil e também com as rádios e TVs católicas, organizadas no âmbito da Signis Brasil, Comissão de Comunicação e Ascom CNBB), na qual todos se comprometeram a divulgar a Campanha. Para auxiliá-los, organizamos uma curadoria de conteúdos e materiais e um cronograma da Campanha. O arquivo segue anexo.