A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou oficialmente, nesta quarta-feira (14), a Campanha da Fraternidade 2024 com o tema “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), na sede da entidade, em Brasília (DF).
Durante o lançamento, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, presidiu uma celebração na Capela Nossa Senhora Aparecida. Em seguida, ocorreu a cerimônia de abertura da Campanha no Auditório Dom Helder Câmara.
A Campanha marca o início da quaresma, período de preparação para a Páscoa, e busca fazer um caminho quaresmal em três perspectivas: incentivar as pessoas a verem as situações de inimizade que geram divisões, violência e destroem a dignidade dos filhos de Deus; impulsionar as pessoas a iluminar-se pelo Evangelho que as une como família; e agir conforme a proposta quaresmal, de uma conversão constante, promovendo o esforço para uma mudança pessoal e comunitária.
A cerimônia de lançamento contou com a participação de dom Ricardo Hoepers e do secretário-executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen.
O secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, ressaltou que a Campanha da Fraternidade 2024 ocorre em um momento de fortalecimento do compromisso de cuidado com outras pessoas. “No texto-base, aparecem os sinais de divisões, inimizades, guerras, discórdias, tristeza, perda de sentido da vida. Mas podemos ver também uma Igreja em saída, pessoas comprometidas, podemos ver um empenho maior de uma consciência maior do nosso papel de batizado de cristão neste mundo”, disse.
Segundo o secretário executivo de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, o tema da campanha deste ano foi escolhido dois anos antes, no começo do ano de 2022. “Em 2022, tocava o coração dos nossos bispos a realidade do povo brasileiro dividido, polarizado, onde cresce a indiferença, o ódio e a violência. Mas, também tocava o coração dos nossos bispos o rico magistério do amado Papa Francisco, que na sua Encíclica Fratelli Tutti nos apresentou o remédio para esse mundo: a amizade social”.
Durante a cerimônia, também foi apresentado o vídeo com a mensagem do Papa Francisco para a Campanha desse ano. “Como irmãos e irmãs, somos convidados a construir uma verdadeira fraternidade universal que favoreça a nossa vida em sociedade e a nossa sobrevivência sobre a Terra, nossa Casa Comum, sem jamais perdermos de vista o Céu, onde o Pai nos acolherá a todos como seus filhos e filhas”.
“Faço votos que a Campanha da Fraternidade, uma vez mais, auxilie às pessoas e comunidades dessa querida nação no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, superando toda divisão, indiferença, ódio e violência”, finalizou o pontífice.
Confira no vídeo:
60 anos da Campanha da Fraternidade
A Campanha da Fraternidade é, desde as suas origens, há 60 anos, em nível nacional, uma ação evangelizadora da Igreja no Brasil. Desde o início, em 1962, na arquidiocese de Natal (RN) e, depois, a partir de 1964, em todo o Brasil, nunca faltou à CF a preocupação com o tema, para que, em ambiente quaresmal, se alcance o coração dos cristãos, fazendo-lhes retornar ao coração do Evangelho.
Baixe os materiais da CF em: https://campanhas.cnbb.org.br/