Notícia

Neste ano de 2025, a Campanha da Fraternidade, promovida pela Igreja Católica no Brasil, lança o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31). A iniciativa é inspirada pelos 800 anos do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, pelos 10 anos da Laudato Si’ e da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM), além da proximidade da COP 30 em Belém (PA).

A cerimônia de lançamento ocorreu nesta quarta-feira de Cinzas, 5 de março, na sede da CNBB em Brasília (DF). O evento foi marcado por uma missa presidida por dom Ricardo Hoepers, seguida pela cerimônia oficial no auditório Dom Helder Câmara. Dom Ricardo Hoepers e padre Jean Poul Hansen conduziram o evento, que incluiu a apresentação da mensagem do Papa Francisco para o CF 2025 e um vídeo destacando os projetos apoiados pelo Fundo Nacional de Solidariedade em 2024.

A Campanha da Fraternidade 2025 busca promover um processo de conversão integral durante o período quaresmal, dando voz aos mais pobres e à Terra em meio à crise socioambiental global. O ápice da campanha será a Coleta da Solidariedade, nos dias 12 e 13 de abril, para financiar projetos sociais em todo o país.

No texto, Francisco lembra que “o tema da Campanha da Fraternidade deste ano expressa também a disponibilidade da Igreja no Brasil em dar a sua contribuição para que, durante a COP 30 do próximo mês de novembro, que se realizará em Belém do Pará, no coração da querida Amazônia, as nações e os organismos internacionais possam comprometer-se efetivamente com práticas que ajudem na superação da crise climática e na preservação da obra maravilhosa da Criação, que Deus nos confiou e que temos a responsabilidade de transmitir às futuras gerações.”

Para o itinerário quaresmal, o Papa espera “dê muitos frutos e nos encha a todos de Esperança, da qual somos peregrinos neste Jubileu.” Igualmente, ele disse fazer votos que “a Campanha da Fraternidade seja novamente um poderoso auxílio para as pessoas e comunidades desse amado País no seu processo de conversão ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de compromisso concreto com a Ecologia Integral.”

Votos que Francisco confia “aos cuidados de Nossa Senhora Aparecida”, concedendo sua Bênção Apostólica “a todos os filhos e filhas da querida nação brasileira, de modo especial àqueles que se empenham no cuidado com a Casa Comum, pedindo que continuem a rezar por mim.”

Confira a mensagem na íntegra, clique aqui.

A CNBB convida todos a se engajarem nessa caminhada de reflexão e ação, buscando um mundo mais justo, solidário e sustentável.

Confira o evento na íntegra: 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário