Apoiado com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em 2022, dentro do Eixo 1: “Apoio a projetos educativos”, projeto desenvolvido pelo Conselho Indígenista Missionário (Cimi) Regional Mato Grosso com o povo Enawêne-Nawê está subsidiando o desenvolvimento de um material didático na sua língua materna. As atividades vão atender às necessidades das duas comunidades de dinamizar suas escolas e subsidiar os educadores e educadoras no processo de ensino-aprendizagem.
Trabalho de muitas mãos
De acordo com o representante do Cimi, a iniciativa é resultado do trabalho de muitas mãos de lideranças do povo, do corpo docente e dos próprios alunos de duas comunidades. “O objetivo principal é apoiar este povo na elaboração de materiais didáticos, que considera os conhecimentos e a cultura dos povos originários e tradicionais, a serem utilizados em seus processos de formação escolar”, afirmou.
Ele informa que a cartilha, ainda em processo de elaboração, será o ponto alto de um processo de coleta de informações e produção coletiva, que está envolvendo além dos professores Enawenê e de outros indígenas, os sábios da comunidade.
O representante do CIMI afirma que a valorização da língua materna, da cultura e dos processos pedagógicos próprios são elementos essenciais do projeto apoiado pelo FNS e mediado pelo CIMI regional Mato Grosso. O Cimi regional Mato Grosso tem sua sede em Cuiabá (MT) e é formado por 16 equipes de base, além da equipe de coordenação, totalizando 16 missionários.