A diocese de Borba realizou de 04 a 06 de novembro de 2024 a II Assembleia Avaliativa, com o tema “Uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão“. O ponto inicial foi a formação dos secretários paroquiais sobre o sistema “Cúria online”.
O bispo diocesano dom Zenildo Luiz Pereira da Silva, alinhou as metas para o ano de 2025 junto aos participantes, bem como avaliou a caminhada missionária. Posteriormente, o assessor Ademir Jackson destacou que a diocese de Borba estará completando seus dois anos de instalação.
Em suas palavras, o bispo diocesano ressaltou que Deus realizou através de nós os feitos de uma diocese ministerial, pois somos os seus instrumentos. A busca pela memória, o sentimento de gratidão, o empenho e a dedicação do povo-igreja. Dom Zenildo também frisou a máxima de que “Reinar é servir”, em comunhão com o Sínodo que encerrou em Roma. Logo, animados no processo com o apelo do Papa Francisco, “A igreja não fique sentada, não seja muda, não seja cega.” Diante disso, o bispo questionou “Como fazer?”, respondendo que “Com esperança!”
Foram dias de intensa formação e partilha. As metas articuladas pelas quatro Foranias desta diocese foram feitas atendendo a necessidade de cada setor, coordenação de pastoral, foranias, organismos, paróquias, áreas missionária e as instituições. As ações e propostas para cada organismo eclesial estarão compondo o Calendário Diocesano do Ano de 2025.
O evento chegou ao fim após a leitura da Ata e a Celebração Litúrgica de Envio para os Leigos e leigas, missionários e missionárias envolvidos nos carismas evangelizadores desta igreja em saída. Viva o Espírito Santo que impulsiona o Povo de Deus para uma Igreja Sinodal e Ministerial!