A Comissão de Ecologia Integral da Arquidiocese de Manaus dá mais um passo importante, com o lançamento da primeira edição da Ecocartilha Semeaduras. O material educativo tem como objetivo fortalecer e divulgar práticas sustentáveis e conscientes, que podem ser aplicadas nas paróquias e áreas missionárias.
A Ecocartilha reúne diversas experiências de Ecologia Integral que já estão em andamento na Arquidiocese de Manaus. O Volume 1 da publicação traz uma seleção de ações e iniciativas que visam a preservação ambiental e o cuidado com a Casa Comum, como apresenta o Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’, destaca a integrante da Comissão de Ecologia Integral Arquidiocesana, Andreza Weil.
“Nesse primeiro volume, nós trazemos como foco as práticas de ecologia integral desenvolvidas no âmbito da Arquidiocese de Manaus. Então, são práticas, que nós evidenciamos a partir de um levantamento que nós fizemos no ano passado, com paróquias e áreas missionárias comunidades, práticas de maneiras gerais”, destacou.
O material foi desenvolvido para inspirar comunidades, grupos e lideranças locais a adotar essas práticas em suas próprias realidades, com o intuito de promover a educação ambiental a partir de ações concretas no cotidiano.
“Essa Ecocatilha é destinada a todos da igreja católica da nossa Arquidiocese de maneira que todos se sintam incentivados a adotar, então para além do registro de atividades. Essa cartilha ela representa um incentivo, finalizou.
O Volume 1 da Ecocartilha Semeaduras já está disponível para download. O material pode ser também solicitado por e-mail: coecologiaintegral@gmail.com
Por Rafaella Amorim – Rádio Rio Mar de Manaus