Refletir sobre a caminhada de 2019 e pensar ações para o próximo ano à luz do Sínodo Amazônico são os objetivos da reunião do Comitê Ampliado da REPAM, encontro que será realizado nos dias 4 e 5 de dezembro no Centro Cultural Missionário, em Brasília. Participam da atividade representantes dos eixos de atuação da REDE, secretários regionais e convidados.
A programação conta com uma análise conjuntura sociopolítica e pastoral-eclesial, realizada pelo assessor político da CNBB, padre Paulo Renato, e Moema Miranda, assessora da REPAM-Brasil. Haverá também uma roda de conversas com participantes do Sínodo com o objetivo de partilhar com o grupo as experiências e luzes desse evento eclesial.
A secretaria executiva da REPAM fará, ainda uma partilha das ações realizadas ao longo do ano para o grupo. A Rede apoiou 48 projetos vindos das comunidades da Amazônia em 2019, com cerca de 13mil pessoas atendidas. 46% dos participantes dessas atividades são pessoas de comunidades tradicionais, entre indígenas, quilombolas e ribeirinhos.
De acordo com Ir. Maria Irene Lopes, diretora executiva da REPAM-Brasil, a atividade é um momento de reunir as diferentes experiências da Rede, retomar a caminhada e projetar novos horizontes. “O Sínodo para Amazônia é a grande referência para que possamos nos reorganizar e seguir nossas ações conjuntamente”, completou Ir. Irene.
O grupo, que reúne representantes de diversas pastorais e movimentos presentes na Amazônia brasileira, seguirá com avaliação do trabalho e planejamento de atividades e projetos para 2020.