O Setor Dom Luiz promoveu na tarde do sábado (29/04), na comunidade Menino Jesus, a formação sobre a Encíclica do Papa Francisco Laudato Si – Louvado Seja, com a assessoria de Patrícia Cabral, coordenação do Comitê REPAM Norte 1/ Manaus. A formação contou com a participação de 160 catequistas, representantes das áreas missionárias.
A formação iniciou com a apresentação do filme A Carta – uma mensagem para nossa Terra, um filme inspirado na Carta Encíclica do Papa Francisco, “Laudato Sì”, com o objetivo de transmitir e levar a todo mundo o apelo sobre o cuidado do planeta.
Para o Joilson, coordenador setorial, o filme o fez lembrar de sua comunidade no Pará, o quanto eles sofriam com as enchentes e que dificultava a colheita, hoje entende que tudo faz parte das mudanças climáticas.
Para Ana catequista da área missionária Ternura de Deus, o momento que mostra a destruição da comunidade no Havaí, lembrou das chuvas em março no Jorge Teixeira que levou casas e famílias perderão tudo.
Durante as dinâmicas em grupos os participantes foram fazendo relação com suas vivências, experiências e percebendo que a necessidade de cuidar e oferecer mais informações para que outras percebam que todos são responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente, com a vida da natureza, com a Criação de Deus, e como o Papa Francisco pede, Cuidar da Casa Comum.
O encontro terminou com uma ciranda com a música do Raízes Caboclas, Comunhão da Terra.
Sobre o filme
O filme é uma realização do Dicastério para Comunicação e o Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, do Vaticano, produzido pela “Off the Fence Productions”, vencedora de um Oscar, sob direção do cineasta Nicolas Brown e com a colaboração do Movimento Laudato si’.
O Documentário transcorre com um diálogo entre o Papa Francisco e de lideranças, através das vozes defensoras do Meio Ambiente, um líder indígena, um refugiado climático, uma ativista juvenil e um casal de cientistas. O filme está disponível no YouTube. Assista:
Comissão da Ecologia Integral
Um dos resultados da assembleia sinodal 2022-2024 realizada na Arquidiocese de Manaus, foi a elaboração das DIRETRIZES DA AÇÃO EVANGELIZADORA DA IGREJA DE MANAUS – uma cartilha que está sendo distribuída por todas as paróquias. São sete as Diretrizes entre ela a Ecologia integral.
A partir das diretrizes instituiu-se a Comissão da Ecologia Integral, coordenada pela família Franciscana, juntamente com religiosos e religiosas, cristãos leigos e leigas representantes de instituições e organismos que trabalham o cuidado com a Casa Comum, buscam fazer um levantamento de todas as ações que contribuem para a ecologia integral, desenvolvidas por todas as paróquias, áreas missionárias, comunidades, associações, entre outras.
O Comitê REPAM Norte 1/Manaus é um dos parceiros que integram a comissão e estarão realizando a exibição do filme, a preparação do seminário na Semana Laudato Si, da Semana do Meio Ambiente e o Dia Mundial da Criação, entre outras atividades.
Comunicação REPAM-Brasil com informações de Patricia Cabral*