Comunidades ribeirinhas e extrativistas do médio Xingu recebem alimentos e máscaras.

Para ajudar nas ações emergências com alimentação, materiais de higiene pessoal e equipamentos de proteção, dioceses e prelazias da Amazônia receberam doações nas últimas semanas. Mediadas pela Rede Eclesial Pan-Amazônica, comunidades foram beneficiadas com aportes financeiros vindos de organizações internacionais que ouviram os clamores da região.

Praticamente todos os regionais da Igreja do Brasil presentes na Amazônia fizeram solicitações de recursos e foram atendidos em suas demandas. “Buscamos atender na medida de nossas possibilidades e dos recursos que conseguimos captar”, explicou Ir. Maria Irene Lopes, secretária executiva da REPAM-Brasil.

De acordo com a religiosa, secretários dos regionais e bispos da Amazônia narraram as dificuldades vivenciadas nos territórios para a Rede que, imediatamente buscou articular instituições internacionais que pudessem ajudar nas necessidades dos povos. “Não podemos ficar parados enquanto as pessoas na Amazônia sofrem. Nesse momento de pandemia a nossa missão, ao contribuir com a articulação da Igreja nos territórios, é contribuir com a vida das pessoas, e garantir alimentação e material de higiene torna-se emergencial”, afirmou Ir. Irene.

A Diocese do Xingu recebeu uma das mais de 30 remessas de ajudas enviadas aos territórios. De acordo com Dorismeire Vasconcelos, articuladora da REPAM no Xingu a participação da Rede nas ajudas locais testemunha a missão da organização. Juntamente com outras organizações locais, com o recurso enviado, mais de mil famílias de ribeirinhos e extrativistas, em 4 municípios das dioceses foram beneficiadas com cestas básicas e equipamentos de segurança. “Vimos aqui a essência do trabalho em rede e a missão da REPAM. O trabalho é muito significativo”, destacou Dorismeire.

O processo de ajuda
Para receber o recurso, as dioceses e prelazias da Amazônia fazem uma solicitação por escrito, conforme documento fornecido pela REPAM-Brasil, que deve ser assinado pelo bispo local e enviado para a Rede. A equipe de projetos da secretaria executiva da REPAM-Brasil recebe as solicitações e avalia a viabilidade de envio do recurso. Se aprovado, a diocese e prelazia recebe as orientações da equipe para utilização do recurso e da prestação de contas dele.

Entre as organizações apoiadoras da REPAM-Brasil nesse tempo de pandemia com os projetos emergenciais destaca-se a Misereor, organização da Alemanha, que realizou um repasse significativo para ajudar as comunidades da Amazônia.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário