A 16ª edição da Conferencias das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade Biológica – COP16 tem como tema paz com a natureza e está ocorrendo em Cali, na Colômbia no período de 21 de outubro a 1 de novembro.
Essa é a primeira COP da Biodiversidade após a estruturação do marco Global de kuming Montreal, assinado por 196 Países, em dezembro de 2022, durante o último encontro liderado pelos chineses e ocorrido no Canadá.
O objetivo é estabelecer agendas, compromissos e quadros de ação para conservar a diversidade biológica e dar-lhe uso sustentável, bem como garantir a partilha justa e equitativa dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos.
Nesta edição espera-se acontecer debates sobre o alinhamento da estratégia e plano de ação nacional para a biodiversidade pelos Países que assinaram o acordo, entre eles o Brasil.
A COP 16 começou com apresentações artísticas, além de várias mesas e debates. Um grupo de 500 jovens de 50 países que fazem parte da cúpula nacional e global pela biodiversidade estiveram presentes levantando a bandeira.
Danna Payares que faz parte da Word Vision (Missão Mundial) disse que é importante os jovens terem responsabilidades com o planeta e que é urgente começar desde cedo essa educação ambiental.
“Por muitos anos o meio ambiente tem se degradado, não por nós, mas pelos nossos antepassados, porém queremos um futuro sustentável e temos que começar desde agora esse cuidado com o planeta”, finalizou.
O jovem César Carcamo, falou que está preocupado com o que restará do planeta para sua geração, diante da degradação que vem ocorrendo no meio ambiente.
“Nós é que vamos sofrer a pior crise até o ano de 2030. Somos uma geração que precisa lutar para ter, mesmo que sejam pequenos espaços de discussão, voz nas debates sobre o futuro do meio ambiente e isso é urgente”, disse.
Por: Janaína Souza